quinta-feira, 12 de janeiro de 2006

se eu fosse presidente

Hoje, voltando do cinema, minha filha caçula veio com a seguinte pergunta : “Pai, se você fosse Presidente da República o que faria ?”.Minha primeira e quase única reação foi de absoluto silêncio.Tentei por algum tempo pensar em algo minimamente inteligente e de fácil compreensão para uma criança de 7 anos, mas confesso que mesmo que fosse um adulto minha resposta teria sido a mesma, ou seja, nenhuma !
Não sei se o fato de estar dirigindo colaborou para minha total falta de aptidão para a resposta, mas a verdade é que, naquele momento e de certa forma agora também, não me veio nenhuma resposta plausível.
Mas como o fato ficou ( e ainda está ) martelando minha cabeça, tomei a iniciativa de ficar pensando, no lugar do presidente, o que faria para melhorar a vida do povo brasileiro.A minha primeira certeza é que, sozinho, o presidente não pode fazer nada ou então pouco pode fazer.É sabido que o Governo Federal, depois da Constituinte de 1988, ficou a míngua na questão dos recursos arrecadados atráves de nossos impostos, pois coube uma fatia cada vez mais aos estados e aos municípos.Também é público e notório que o rombo da previdência, e de uma maneira geral do tesouro público, é gigantesco e não basta apenas apresentarmos ano a ano superavit primário cada vez maiores pois estes só servem para, no máximo, amotizarmos nossa dívida externa.
Diante desse quadro, e levando-se em conta que temos o Poder Legislativo cada vez mais atolado na corrupção, o que pode realmente fazer o Presidente ? A princípio não muito, mas eu, enquanto detentor do poder, começaria por priorizar a educação e a saúde do povo brasileiro, não esquecendo de nenhuma região do país.E foram exatamente a educação e a saúde que vieram-me a mente logo após a pergunta da Giovanna.Esse tema na verdade é muito controverso, pois muitos de vocês poderiam lembrar de vários outros pilares importantes tais como a segurança pública, o desemprego, etc etc.Mas ao meu modo de ver, estes dois fatores ( educação e saúde ) em muito ajudariam a diminuição da escalada da violência urbana como também o aumento do número de empregos ( formais ou informais ) da economia brasileira.
Nesse momento é até interessante citar exemplos externos de países que, ao priorizar principalmente o aumento do nível educacional de seu povo, alcançou um aumento na qualidade de vida de seus cidadãos.Um exemplo disso são alguns países asiáticos e citando a Europa poderia lembrar da Espanha.
O que vocês acham disso ?

2 comentários:

Unknown disse...

O que eu acho, hmmmmm....
Ganhou meu voto? Qual a legenda?
=)

Anônimo disse...

Cara, educação é o pilar dos pilares. Sem ela não vejo possibilidade de alcançar outros objetivos de maneira sólida e permanente. Infelizmente educar o povo não dá voto... Mas garanto uma coisa: votar no Lula, nunca mais!