sábado, 7 de janeiro de 2006

Saudades


Fugindo um pouco do tema “família em férias” fiquei pensando em algum assunto interessante para colocar aqui.O dia amanheceu lindo depois de vários dias de chuva e céu nublado, portanto um cenário ideal para que saia algo que preste dessa cabeça tão atarefada e tumultuada pela última semana.Pois bem, resolvi falar de saudades, saudades de tempos de outrora, saudades de lugares, saudades de coisas, saudades de pessoas.
Saudade, segundo o Dicionário Aurélio, trata-se de uma lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhadas do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las.Vejam que esse surfista blogueiro ( ou seria blogueiro surfista ? ) também é cultura, mas essa definição de saudades reflete bem o que quis dizer no início desse texto.E essa tal saudade não pede liçenca, pois vai adentrando nossos corações e mentes sem o menor aviso prévio, ás vezes estimulada por alguma lembrança visual e muitas vezes realmente do nada.
Em certos momentos essa saudade nos faz sofrer um pouco principalmente quando ela está vinculada a alguém querido, que está longe ou nem mais se encontra nesse plano.Sentir saudades de coisas, momentos e mesmo lugares até que não dói tanto porque normalmente até podemos repetir, mas de pessoas é sempre mais complicado.Nunca aconteceu com você de, ao se despedir de alguém, logo em seguida sentir uma dor no peito prenúncio desse sentimento chamado saudade ?
Invariavelmente, em uma mesa de bar ou numa reunião familiar, sempre o assunto recae sobre algo do passado.É sempre tema fácil, de grande repercussão, ponto certo para altas gargalhadas, sinônimo de alegria.E é tão bom rir, sorrir não é mesmo ? É a saudade de um amigo que partiu, de uma paixão vivida, de um time que não é mais campeão, daquele velho brinquedo que nos divertia horas a fio e nem mais é fabricado, de um parente que te acalentava, de um amor, etc, etc.
Mas como podemos superar esses momentos, se é que não devemos simplesmente curtí-los e deles extrair o máximo de benefício possível ??? Não sei, para dizer a verdade, nem sei se assim devemos nos portar.Acredito apenas que, se é algo bom para você, o correto mesmo é repetir estes momentos tantas vezes quanto você puder e se for saudades de alguém o jeito é revê-la os mais rápido possível.
Saudade não se evita, saudade não pode ser bloqueada, saudade enfim faz parte de nossas vidas.Sendo assim não nos resta muita coisa a fazer a não ser sentar, esperar, relembrar e deixar passar.Ou entao, corre atrás e mate-a.Com gosto e estilo de preferência !
Tenho descoberto a veia poética de vários amigos, então vou tomar o cuidado de me juntar a eles colocando abaixo algo que escrevi faz algum tempo.Saudades do tempo que escrevia meus poemas..

O que é saudade ?

Tu me perguntas
O que é saudade ?
Saudade é coisa de quem tem amor.
É o que fica de uma amizade,Que era grande e se acabou.

É o desejo de estar presente
Quem bem distante se encontra de nós.
É aquela mágoa que maltrata a gente
E num soluço embarga a nossa voz.

Saudade é sentir falta de você...
Saudade é recusar a te esquecer...
Saudade é, também ...

A ânsia de um coração ...
É um conflito de tristeza,
De angústia e de solidão.

Saudade é você !!!

Um comentário:

Dani disse...

Quando eu estava no segundo grau, tive um texto e um poema sobre saudades selecionados para fazer parte de uma antologia da própria escola. O detalhe é que a poesia deveria ser recitada numa apresentação para mais de 200 pessoas. Eu, que na época era meio tímida, subi naquele palco e metralhei aquelas palavras - carregadíssimas de sentimento, pois sabe como adolescente é dramático! rs

Também sinto saudades de muitas coisas, épocas, pessoas e lugares. Trato de não perder essas lembranças, pois elas representam pedaços da minha vida que sempre devem ser lembrados com carinho.

Abração pra você!