segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Lutar Sempre, Vencer Talvez, Desistir Nunca


Rivalidade a parte, e ainda impactado com as recentes imagens do sofrimento corintiano é que venho escrever alguma coisa sobre o triste dia para mais de 30 milhões de brasileiros.
Para quem não sabe torço pelo Santos, arqui-rival do clube denominado “Timão”, mas nem por isso me sinto contente com o que aconteceu com o clube de SP.Já há algum tempo percebi a força que tem uma torcida quando resolve em fé e de perto apoiar seu time.Algum tempo atrás escrevei sobre a idolatria dos torcedores argentinos e com alguma semelhança, a dos torcedores flamenguistas que com sua força, e tão somente isso porque o time é fraco, levaram o time carioca ao terceiro lugar no campeonato brasileiro e por conseguinte a Libertadores 2008.Quantas não foram as vezes que estive no Maracanã e senti a pulsação dos seus torcedores, não me pus a cantar e apoiar o time, mas nunca abrindo Mao do sentimento verdadeiro que tenho pelo meu clube de coração.É de arrepiar sim, e por isso mesmo reforçar a importância que o futebol tem na vida dos cidadãos e até onde chega a sua paixão.
Com o Corinthians não é diferente, mas apesar de sua fé e apoio, o time não correspondeu e 2008 deverá ser o ano da recuperação, isso desde que o clube consiga se levantar de tantos desmandos, roubalheiras, etc cometidos ao longo de muitos anos de administrações corruptas.Olhando por este lado, seu rebaixamento é mais do que merecido, mas como torcedor adversário, vejo com tristeza não saber mais como será um jogo entre santistas e corintianos no campeonato brasileiro.
Num momento triste que vivo, de profunda reflexão, ver as cenas dos torcedores desesperados, chorando, não me alegrou nem um pouco.Serviu-me sim para ainda mais aprofundar meus pensamentos e imaginar que um dia poderá ser o meu time a viver tamanha desonra.O texto lido ao final do Globo Esporte de hoje pelo cantor e compositor Toquinho, emérito sofredor, sirva de bálsamo para essas pobres almas, servindo como alento e incentivo para o próximo ano.Quero sim que em 2009 possamos nos enfrentar mais vezes e assim, no campo de futebol, possamos nos alegrar, divertir e torcer juntos.
Assim como para mim, o momento é de pensar e olhar para trás.Ver o que de bom feito e analisar o que de ruim foi cometido.Dessa forma, o futuro poderá ser bem melhor do que o passado/presente.A tristeza é grande, a angustia é maior ainda, a dor parece que não passa, mas com fé e humildade podemos ser felizes ( juntos talvez ).Peraí, estou falando de mim ou do Corinthians ??? Não importa...a mensagem é clara !

Um comentário:

Cris...(tina!) disse...

Adorei seu texto, e principalmente a sua forma de pensar! Claro que no futebol a graça está não somente em ver o nosso time ganhar, mas também em ver o adversário perder...e eu, como corinthiana, não me chateio com os deboches que já esperava hoje.
De qualquer forma, me impressionou o seu espírito esportivo e a sua consideração com os outros. Parabéns!