domingo, 29 de julho de 2007

E agora Rio ???


Após algumas semanas encerrou-se os XV Jogos Pan Americanos no Rio de Janeiro.Foi um período em que a cidade e também o País transpirou Pan e os reflexos, muito mais positivos, aparecerão ao longo dos dias, meses e anos.Toda a preparação e organização acima de tudo foi no intuito de demonstrar que o Brasil e sobretudo a cidade maravilhosa tem condições de sediar grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.Infelizmente, não pude estar no Rio durante esse período então tive que me contentar em ver pela TV todos os jogos e demais acontecimentos e ao final poder emitir minha opinião.
Pensei muito no que escrever e queria abordar o pós-Pan.Foram investidos mais de 3 bilhões de reais dos governos federal, estadual e municipal, cabendo a maior fatia ao governo federal, sendo que dessa dinheirama, mais de 600 milhões foram aplicados apenas em segurança.Reparem que durante os jogos, os noticiários pouco abordaram o movimento policial, tão comum na época pré-Pan.Será que não houveram mais tiroteios, casos de bala perdida, etc ? Ou será que foi feito algum tipo de armistício para que houvesse uma “aparente” tranqüilidade na cidade ? Segundo estatísticas, houve uma redução de mais de 30% nas ocorrências policiais em comparação com julho de 2006.A titulo de informação, foram disponibilizados mais de mil veículos sendo que 75% desses recursos ficarão na cidade.Além disso, foi construído um moderno centro de inteligência e também todo um esquema de monitoramento por câmeras.Na área esportiva, foram reformados e construídos diversas instalações esportivas com destaque para o velódromo da Barra, o parque aquático Maria Lenk, a arena multiuso ( que juntos compõe o Complexo Esportivo Cidade dos Esportes ) e o Estádio Olímpico ( e superfaturado ) João Havelange, o “Engenhão”.Mesmo aquelas instalações provisórias sobrarão os equipamentos que poderão ser utilizados em outros locais de competição.Mas e agora ? O que fazer com toda essa herança ? Como aproveitar, e bem, todos esses recursos empregados ? É sabido que se tem algo que pode ajudar na diminuição da criminalidade e desigualdade social é o esporte.Sendo que o esporte também é uma forma de educação, um bem estar saudável e portanto uma qualidade de vida muito melhor.
É hora de pegar a imagem de velhos ídolos como Oscar, Hortência, Maurício, Gustavo Borges, etc e os mais novos como Jade Barbosa, Thiago Pereira, Rebeca Gusmão, Jardel Gregório, Fabiana Murer e tantos outros “heróis” e fazer com que nossas crianças se espelhem em suas vitórias e assim possam transformar igualmente suas vidas.Indesejável seria que continuassem a transformar nossas ruas em palco de competições de tiro ao alvo ( balas perdidas ), corridas ( rachas ) ou atletismo ( roubos no calçadão ).
Que esse Pan sirva não como exemplo de roubalheira e sim como uma forma de demonstrar que esse país tem jeito sim.

Nenhum comentário: