sábado, 28 de julho de 2007

Complexo de Vira Lata

Há algum tempo tinha vontade de escrever sobre esse tema, tendo em vista que muitas vezes sofro desse complexo.Por complexo de vira lata entende-se uma constante posição de inferiodade que nos colocamos em relação a alguma pessoa, ou povo, ou seja, diante de uma situação em geral.Nelson Rodrigues, um dia, declarou que o brasileiro só superou esse complexo ao ser campeão mundial de futebol em 1958.Não vou me alongar e nem discutir muito sobre o assunto, pois sou completamente leigo.
Durante o Pan Americano, percebi novamente uma grande ênfase dos meios de comunicação daqui do litoral santista em destacar as conquistas obtidas pelos atletas da região.Claro que existe o fator jornalístico e também de preenchimento da grade, mas uma coisa é você exagerar e muito nesse destaque.Tenho a opinião que um atleta pelo simples fato de participar da equipe de seu país já se configura uma grande conquista e num país que apenas alguns esportes são incentivados, é um premio e tanto.Agora, porque disse que incluo no rol dos afetados pelo complexo ? Porque muitas vezes, estando com pessoas que não são radicados em minha cidade ou região, também promovo e ressalto as conquistas, de maneira bem clara, das pessoas nascidas aqui.Só para citar alguns : Artistas ( Nuno Leal Maia, Sérgio Mamberti, Beth Mendes, Ney Latorraca, Jandira Martini, Serafim Gonzalez, Alexandre Borges, Paulinho Vilhena, Chorão ), esportistas ( Rogerio Sampaio, Danielle Zangrando, Robinho, Picuruta Salazar ), políticos ( José Bonifácio, Pe.Bartolomeu de Gusmão, Mário Covas ) e por aí vai (*).Exemplo prático : estou vendo algum programa de TV e aparece algum dos citados.Eu logo faço comentário, lembrando que o mesmo é Santos ou região.Isso tudo porque, nós moradores da Baixada Santista, nem sempre fomos vistos como profissionais respeitados e até lembro que até pouco tempo atrás éramos preteridos quando da seleção de empregos ou na escolha de empresas, em detrimento daquelas empresas sediadas na capital ou daqueles profissionais radicados em São Paulo.
Talvez por isso eu, ao ser perguntando de minhas origens, sempre afirmo que sou de Santos e não paulistano.Se a pergunta é : Você é de São Paulo, eu respondo sim, sou de Santos.
Um dia, quem sabe, supero esse complexo....


(*) – peço desculpas se por algum acaso esqueci de mencionar muito mais gente.

Nenhum comentário: