quarta-feira, 18 de abril de 2007

10 anos

O Blog completa 10 anos.Não, não o meu blog, mas sim o conceito “blog”.Importante para muitos como uma ferramenta profissional, para mim o blog sempre foi (desde o primeiro que tive ) uma espécie de diário, ou então mesmo uma forma de expressar meus sentimentos ao mesmo tempo que treino nossa língua pátria.Um texto interessante encontra-se em http://br.tecnologia.yahoo.com/article/070417/48/1i6k8.html
E voltando aos temas de conteúdo interior queria expressar meu inconformismo ( e bem acentuado no dia de hoje ) diante de certas situações que nos deparamos no dias atuais.Educação, por exemplo.Como o povo anda mal educado, sem um pingo de “semancol”...Claro que não quero generalizar, afinal não sei nem dizer se estou me referindo a uma maioria ou minoria, mas o que vemos nas ruas, nas salas de espera, etc são mostras inequívocas de falta de respeito, de desprezo pela vida, de descaso de uma maneira geral.No trânsito ( e falo especificamente tomando como exemplo o Rio de Janeiro ), o que se vê é uma busca sem limites, uma falta de respeito as leis e a ordem.Se você anda de uma forma mais conservadora, já chega um outro veículo colando na sua traseira.Semáforos não podem ( e nem devem por motivo de segurança ) ser respeitados e muitas outras coisas.Repito : peguei o Rio como exemplo, mas em outras cidades o mesmo acontece.
Nas salas de espera é médico chegando atrasado, é paciente competindo com paciente, é jovem tomando lugar de idosos nas poucas acomodações disponíveis e muitas vezes para uma consulta que demora poucos minutos.Esses dias estive num pronto socorro com queixa de dores nas costas.Atendido que fui por uma médica ( clínico geral ), ao relatar minha queixa, a mesma recomendou que procurasse um ortopedista, sem ao menos me examinar.E se na verdade tiver algo nos rins ? não seria o caso de solicitar um exame de urina, um ultrassom, etc etc ? Conclusão : continua com a dor, não sei como resolver, estou deixando de fazer as coisas que gosto e com isso tudo fico irritado.
Para finalizar, eu nunca fui bom em provérbios, ditados, etc.Volta e meia lembro de algum ou pelo seu início ou pelo seu final, mas nunca lembro tudo.Então, apesar de saber o que quero dizer, fui obrigado a consultar o Google e daí posso colocar três frases/provébios/ditados para ilustrar a mensagem final que quero transmitir.


“É dando que se recebe” ( São Francisco de Assis )
“Aqui se faz, aqui se paga” ( Ditado popular )
“Toda ação corresponde a uma reação de mesma intensidade e sentidos opostos” ( 3º Lei de Newton )

Eu acredito que ao fazermos alguma coisa devemos sempre pensar em suas conseqüências, imaginando se gostaríamos que os outros fizessem o mesmo por nós.Também é salutar pensar se o que fazemos ( ou não fazemos ) possue correspondência antagônica.O que quero dizer é que se o que fazemos tem sido o suficiente para sermos merecedores das graças diárias, seja no aspecto saúde, felicidade, amor, alegria ou paz.Não me refiro apenas a valores materiais, mas também a valores nem tanto valorizados como o emocionais e/ou afetivos.As perguntas que cabem nessa hora são do tipo : “Tenho feito tudo o que eu posso por mim e por aqueles que amo ?”, “Dou mais do que recebo ? Se sim, acredito que seja o certo ?”, “O que recebo é o suficiente para minha existência?, Se não, consigo conviver com isso ?”, “Meus exemplos, minhas atitudes merecem retorno de igual ou maior relevância ? Ou o que vale é apenas a consciência tranqüila de fazer o que é possível ?”. Sim, ás vezes, são perguntas que ao acaso, surgem na minha vida e com certeza não obtive resposta alguma para nenhuma delas.No máximo, o que me ocorre é esse súbito surto de irritação, inconformismo de ter a certeza de, ao fazer coisas certas ou erradas, não vislumbrar uma resposta completa.Eu adoro jogar tênis...Durante certo tempo pratiquei com certa freqüência, mas de verdade gosto mesmo de jogar frescobol !

Um comentário:

Sidney Requejo disse...

Beleza pura maninho! Estava ansioso aguardando por um inédito artigo.Quanto às sua inquietações, relaxe. No próximo final de semana estarei lhe emprestando um livro que faço gosto que leia (Aprender a viver). Um grande beijo. De quem ama você
Sidney