quinta-feira, 19 de abril de 2007

Educação no Brasil

Já tem algum tempo que andando de carro eu, ao invés de colocar algum CD ou sintonizar alguma rádio FM, tenho escutado notícias da rádio Bandeirantes FM.Ao viajar então acontece uma overdose, pois logo pela manhã cedo inicia o “pulo do gato”, depois emendo com o “jornal da manhã” e por aí vai.Durante o almoço inicia-se a parte de esportes e á tarde são vários outros programas, até um de cunho jurídico.Numa madrugada dessas até uma entrevista com o cantor da Jovem Guarda ( cujo nome esqueci ), eu tive o prazer de escutar.
Pois bem, muitas vezes tenho, ao escutar essas programações, vem logo a idéia de algum tema digno de um post, mas o tempo passa, o momento esfria e logo cai no esquecimento.Por isso mesmo, quis rapidamente ( e aproveitando o tema do post anterior ) escrever sobre Educação.
O que de fato acontece com a Educação no Brasil ? Qual será a origem do problema educacional ? Devemos fortalecer o ensino fundamental, inclusive tivemos recentemente o aumento de mais um ano nesse ciclo e isso vai adiantar algo ? O ensino médio ( e também o profissionalizante ) deve ser apoiado com mais verbas e dedicação ? Ou devemos sim qualificar melhor nossas universidades de modo a formamos cada vez mais e melhor ?
Na minha opinião todas essas medidas são válidas e determinar qual a prioritária é no mínimo difícil, quando não impossível.E ainda acrescento mais um dado : segundo a revista Veja dessa semana, as crianças que freqüentam as escolas ditas de educação infantil, são mais privilegiadas nos aspectos de estudo, aprendizado e de convivência em grupo.No programa da tarde de hoje na rádio, um jovem, ao ser perguntado sobre a dificuldade de se aprender com um número exagerado de alunos em classe, respondeu que , de verdade, não existe esse exagero pois são muitos os alunos, que mesmo matriculados, não freqüentam as aulas ou desistem pela iminente desaprovação final.
Seguir exemplos dos tigres asiáticos que, mexendo na base, fortaleceram seus sistemas educacionais a principio parece-me ser a melhor solução, mas são resultados a médio e longo prazo e estamos muito atrás para poder esperar tanto assim.Infelizmente, devido a corrupção, de cada 10 reais investido na educação, imagino que apenas 6 ou 7 reais de fato cheguem ao seu destino.Enquanto isso, nossas crianças cada vez mais ficam despreparadas em comparação as demais crianças do mundo e com isso somos nós, pais brasileiros e o próprio país é que perde....Mais uma vez !!!

Nenhum comentário: