segunda-feira, 24 de março de 2008

Os Franceses

Sempre se falou no poder que a literatura tem sob as pessoas, especialmente sobre a imaginação.Meu gosto literário sempre foi marcado pela minha predileção em livros biográficos, de não ficção, etc.Poucos foram aqueles que fugiram dessas características, exceto na minha adolescência quando “viajava” com Agatha Christie e as aventuras do detetive Hercule Poirot.
Para mim, ler é um passatempo agradável que enriquece meu vocabulário, às vezes me ajuda a dormir e aumenta meu conhecimento pessoal, mas confesso que, sob muitos aspectos, o livro “Os Franceses” me surpreendeu, seja pelo conhecimento ou muito mais pela oportunidade que este livro me ofereceu de “viajar” pela França.
Esse livro faz parte de uma série especial feita pela Editora Contexto abordando tudo sobre os países escolhidos, ou seja, sua história, arte, costumes e até mesmo é abordada sua gastronomia ! Praticamente o livro todo me submetia a uma “viagem”, que prazerosamente curti até o final do mesmo.Diante disso, agora me preparo para ler “Os Italianos” e posteriormente, “Os Espanhóis”, haja visto que a grana está tão curta que o jeito é viajar mesmo através das letras.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa, eu também li muita Agatha Christie... em parte por ordem da professora de português, e em parte por causa das influências de meu avô, que comprou toda a coleção da autora no antigo Círculo do Livro - coleção essa que acabou ficando pra mim. Cultura é sempre uma bela herança.
Não li "Os Franceses" e nem conheço a França, mas está anotada a dica!
Beijocas, Dindo!!!