terça-feira, 11 de março de 2008

esse país tem solução...


11 de março de 2015


Lucielle Laurentino acorda ás 4:30 para mais um dia de trabalho.Seus avós já fizeram sua marmita e daqui a pouco a moça parte para a roça de café.Sua vida é dura como de tantas outras brasileiras.Infelizmente, em sua juventude, não pode estudar direito e mal completou a 4ª. Série.Está grávida do terceiro filho, pai desconhecido;

"Chegou a diretora, aquela megera !", alguns alunos dizem em voz baixa.Surpresos é verdade, pois quase nunca ela dá as caras por lá.Cochicham que ela, além da direção, acumula mais dois empregos em outras escolas públicas, pois o salário quase não dá para nada.A diretora, Thereza Barreto, com quase 60 anos tão cedo não pensa em se aposentar, pois afinal de contas de seu trabalho retira o sustento de toda uma família.É, vida dura essa de funcionário público...


"Chegou a hora ! Chegou a hora !!" Os pais de Jéssica Andrade aflitos, correm de um lado para o outro.A bolsa d’agua estourou e lá vem mais um herdeiro para essa família, já tão numerosa.A distância até o hospital é muito grande e o velho carro do vizinho parece que não vai aguentar dessa vez.Esse é o sétimo filho da menina que um dia sonhou em cursar uma faculdade, mas viu seu sonho ser interrompido precocemente.


11 de março de 2008


Esses relatos poderiam ser verdadeiros caso a vida desses personagens não tivessem tido uma reviravolta já nesse ano de 2008.E como se deu essa reviravolta, essa guinada ?? Simples, essas pessoas puderam participar e usufruir de uma prática implantada em algumas escolas do estado de Pernambuco.Dentre essas práticas poderíamos citar a conservação e limpeza das escolas, a meritocracia na gestão, a concessão de bônus aos funcionários e por conseqüência a obtenção de ótimos resultados dos seus alunos e valorização dos profissionais envolvidos na escola.Com isso, Lucielle cursando a faculdade de geografia já sonha com um Ph.D, Jéssica passou em 4 vestibulares e optou por química industrial da Federal de Pernambuco e finalmente, Thereza, a diretora, obtém os resultados pois como todo administrador, precisa comprovar sua capacidade administrativa, caso contrário, é dispensada de suas funções.
Não adianta...Apenas contando com o apoio dos governos públicos nunca teremos um sistema de ensino de qualidade.Cada vez é necessário que a sociedade organizada intervenha e apoie a educação, fornecendo meios ( entenda-se dinheiro ) de gestão e por conseguinte, haja a cobrança desses recursos.Está mais do que provado que a médio e longo prazo, esse país tem solução, mas por ela passa necessariamente a educação ( e de qualidade ) do nosso povo.


Um comentário:

LAURENTINO, M.L.S. disse...

Eu sou Lucielle Lauretino,

Que susto.....

Só entendi depois de Ler o segundo texto, e afirmo aqui que minha vida realmente se mundou, termino meu Curso de Geografia Licenciatura agora em 2011, e vou tentar mestrado...TUDO porque a minha escola realmente funcionou.
Muito Obrigada, por validar este tão importante feito para a Educação do País.