quarta-feira, 16 de julho de 2008

Eleições 2008


Andando hoje pelo centro da cidade de Santos, vi uma cena interessante.Por volta de uns vinte cabos eleitorais de um certo candidato a vereador , estavam numa esquina empunhando cartazes, placas e entregando “santinhos”.Logo em seguida, passam por mim duas peruas desse mesmo candidato, provavelmente para pegar esses cabos eleitorais e assim continuar a propaganda política.
A partir daí, me dei conta mesmo que o período eleitoral começou e que mais uma vez veremos nossas cidades emporcalhadas e por aí afora.Rapidamente fiz uma conta : acredito que um vereador receba por mês uns 7 mil reais.Isso multiplicado por 13 ou 14 salarios anuais, perfaz um total de quase 100 mil reais.Considerando que o mandato dura 4 anos, no final ganharão uma bolada de 400 mil reais.Segundo se comenta aqui na cidade, para você conseguir ser eleito, o custo de uma campanha gira em torno de 500 a 800 mil reais.Depois de todas essas contas e cálculos, qual conclusão podemos chegar ? Que esses candidatos na verdade são cidadãos abnegados e que se dispõe a diminuir seus padrões para trabalhar em favor da sociedade, simplesmente pelo prazer de servir ??? Sim, porque não existe financiamento publico de campanha...Ou o cara tira do próprio bolso ou recebe doações de terceiros, que por sua vez sabemos bem que serão cobradas mais tarde.A conta tem que fechar e alguém vai ter que pagar !
É muito dinheiro em jogo, muitos interesses e não dá para acreditar em bondade, em desprendimento pelas causas públicas.É uma pena...


Um comentário:

Caesius Maximus disse...

Infelizmente a sua conta pouquíssima gente se preocupa em fazer. Se esse tio de informação fosse divulgada de maneira mais ampla, talvez os candidatos, após ser eleitos, seriam mais cobrados pela população.

Enquanto isso não acontece, rios de dinheiro público são desviados durante mandatos obscuros, onde ninguém fiscaliza o trabalho realizado pelo mandatário.

Ter consciência disso nesse país é um saco...