domingo, 20 de maio de 2007

O Computador não educa, ensina

Voltando a um tema recorrente desse blog ( tirando meus conflitos e emoções ), gostaria de falar sobre educação motivado que fui pela reportagem da revista Veja que versa sobre o uso do computador em salas de aula.
No Brasil estão sendo realizadas algumas experiências na cidade de Porto Alegre, onde crianças da 6ª. Série do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino tem-se utilizado de laptops populares ( dos quais falarei mais adiante ) em seu desenvolvimento escolar.Vejamos a frase da menina Emeline Pereira, uma dessas usuárias : “É incrível o que a gente faz com esse computador nas aulas”.
Não há o que se discutir a respeito dos benefícios que a informática pode causar na educação brasileira.É inegável, e experiências internacionais comprovam isso, que o uso adequado, planejado e racional podem revolucionar o ensino, causando assim um mega desenvolvimento em nosso país.Mas a questão é não apenas se discutir os benefícios, mas também incluir no contexto os problemas, os malefícios que o uso da tecnologia pode causar nas crianças.
Primeiro vamos citar os malefícios.Por exemplo, ao digitar esse texto, além de usar um corretor ortográfico, procuro prestar bem atenção aos erros gramaticais, falta de acentuação, etc, mas confesso que ao usar softwares de mensagem instantânea não tenho o mesmo cuidado e abuso sim do uso de abreviaturas ( kd vc ?, td bem ? ) até mesmo para otimizar o tempo de resposta.O grande perigo nesse caso é que as crianças adotem de vez esse linguajar mais simples em detrimento do português completo, que diga-se de passagem, é considerada uma das mais complexas línguas do mundo.
Na categoria “problemas” incluem-se questões de segurança, pois por principio básico, entenda-se que essas crianças deveriam levar seus laptops para casa ampliando assim seu uso como ferramenta educacional, mas como fazê-lo com a insegurança que ronda nossas ruas onde por qualquer par de tênis já é motivo suficiente para assaltar, roubar, etc.Alguns mais engraçadinhos irão dizer que no Rio de janeiro com esse festival de balas perdidas, os laptops poderiam servir como escudos, mas o assunto é sério.Na citada escola de Porto Alegre, os equipamentos ficam guardados na sala do diretor, para citar apenas um exemplo.
Outra questão a ser salientada é a falta de preparo dos nossos professores.Estariam eles preparados para o bom uso dessa ferramenta ? Minha resposta é não, ou melhor, nem todos.De nada vai adiantar darmos uma Ferrari para alguém acostumado a correr de fusquinha, essa é a minha conclusão.Portanto, concomitantemente a introdução da informática é necessária a valorização do professor transformada em melhores condições de trabalho e não falo apenas de salários maiores, mas também de reconhecimento, de incentivo, de qualificação e tantas outras coisas que ficaria muito grande esse texto.Cabe lembrar que até pouco tempo, no estado de São Paulo existiam “escolas de lata”, que nada mais eram que containers adaptados para salas de aula.Por isso também defendo o ensino de disciplinas que levem os alunos a pensar como Filosofia por exemplo.Não adianta apenas lhes fornecer a informação, mas também provocar a discussão, o enfrentamento de idéias, pois não sendo assim toda uma geração está condenada a seguir as belas palavras dos políticos reinantes de nosso país.

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