quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Clube de Castores


Clube de Castores, por definição estatutária, é um clube de jovens ( filiado ao Lions Clube ) entre 12 a 27 anos que tem por objetivo ajudar a sociedade civil em todas as suas necessidades.É um movimento apolítico que, ao contrário das ONG, não subsiste por intermédio de verbas públicas ou privadas, sendo seu custeio a base da própria mensalidade de seus associados.
É um movimento juvenil criado em 15 de outubro de 1963 pelo então Professor José Gilberto Ribeiro Ratto, que percebendo a alienação dos jovens na época, resolveu promover gincanas em sua escola, que por sua vez evoluíram para o Castorismo.Vale ressaltar que foi o primeiro clube juvenil de serviço brasileiro !
Essa introdução, meramente histórica, apenas ( e sem propósito ) ofusca o verdadeiro brilho desse movimento.Passei mais de 7 anos como associado ativo e depois apenas o acompanhei, ora a distancia, ora me envolvendo mais pessoalmente em seus destinos.E é com muita dor no coração que vejo movimentos assim terem uma queda na sua atuação, principalmente pelo desinteresse dos jovens em praticar o voluntariado.
Sempre digo que esse movimento foi para mim uma verdadeira escola de vida, o qual me possibilitou ser uma pessoa mais humana, socialmente mais responsável e ao longo desses anos me permitiu formar uma rede de relacionamento muito grande brasil afora.
Para dizer a verdade, não tenho idéia de quantas pessoas visitam esse meu espaço, mas gostaria de fazer um convite para que visitem o site do movimento castorístico (
WWW.clubedecastores.org.br ) e se interessem em criar clubes em suas cidades.Com o apoio do Lions Clube local ( e claro estarei a total disposição ), acredito ser plenamente possível que possamos ajudar ainda mais nossos jovens.

4 comentários:

Jôka P. disse...

Oi, Sergio !
Não conseguiu ver o meu perfil do orkut ?!
O enderêço é esse:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=ls&uid=10368928597775435522
Mas estou boiando, não entendi ainda essa brincadeira de "me add" ! As pessoas têm que ficar pedindo isso assim, é ? Só entra quem pedir ? E eu, peço aonde ?

abç!
Jôka
Abç!

Anônimo disse...

Adorei seu blog Sérgio, principalmente a parte do Clube de Castores, o qual tbém graças ao bom Deus tive o privilégio de participar por 10 anos e conhecer pessoas maravilhosas e amigos queridos que conservo até hj!
Gde beijo, Cris Hallsr

Anônimo disse...

Adorei seu blog Sérgio, principalmente a parte do Clube de Castores, o qual tbém graças ao bom Deus tive o privilégio de participar por 10 anos e conhecer pessoas maravilhosas e amigos queridos que conservo até hj!
Gde beijo, Cris Hallsr

Anônimo disse...

gostei muito de saber q vc ainda e interessado pelo clube, conte comigo sempre q vc precisar! põe umas fts ai q vai ficar mais legal.
um grande abraço