segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Inveja sadia

Afim de espairecer, pensar um pouco na vida e curtir um pouco a natureza, resolvi andar a beira-mar e pude presenciar e admirar várias cenas do cotidiano santista.Há muito tempo se fala que Santos é uma cidade de “velhos” ou como diriam meus filhos “pessoas da melhor idade”, pois “velhos” não é uma expressão marista.Aliás só escrevi “velhos” mesmo para lembrar deles.Mas continuando, Santos é uma cidade aprazível, com uma qualidade de vida muito boa e bastante procurada por aposentados e pessoas que desejam ter uma vida um pouco mais tranqüila do que a vivida nas grandes cidades.Então não é de admirar que nesse passeio observasse diversos casais passeando de mãos dadas ou simplesmente caminhando lado a lado.Foram cenas legais de se ver demonstrando que, apesar da idade, é possível sim ter uma convivência duradoura.Segundo estatísticas, essa parcela da população brasileira já soma 10% e a tendência é triplicar essa faixa em 15 anos ( fonte : jornal Estado de São Paulo).Por isso cada vez mais é importante nossos governantes armarem soluções públicas de apoio no tocante a saúde e bem estar desse povo.
Tamboréu, para quem não sabe, é um esporte tipicamente santista composto de dois ou 4 jogadores, divididos por uma rede e cada um dos jogadores com uma raquete com formato de pandeiro, sendo suas regras muito parecidas com o tradicional tênis.Várias quadras montadas na areia da praia sendo a predominância de jogadores mais antigos a grande maioria dos seus integrantes.Lembrei do tempo de moleque quando me aventurei ( e bem ! ) a jogar tamboréu, mas devido a falta de perspectiva olímpica, resolvi abandonar mais essa modalidade.Um dia eu explico minha frustação quanto a prática da natação.
Mas o que me chamou mais a atenção foi o número de corredores(as) praticando seu esporte no calçadão ou na beira d’agua.Mais uma vez fiquei lembrando de meus treinos de 17, 18 km ao fim dos quais chegava sempre esgotado mas com um sorriso no rosto.É, além de prazer também vivi nesse passeio muitos momentos de inveja, mas uma inveja sadia.Não vou nem comentar meus pensamentos em relação aos jovens casais que caminhavam alegremente, pois ainda não desisti ( e pelo contrário ! ) de viver tudo isso novamente.

Nenhum comentário: