quinta-feira, 22 de março de 2007

vendo o mundo com outros olhos...

Primeiramente quero dizer que o texto de hoje nao é nenhum recado e nem tampouco inspirado em alguém ou algum fato real.E apenas uma constatação de algo que tenho pensado muito ultimamente.
Minha educação primou pela tradicionalidade, ou seja, meus pais me educaram de uma forma que beijar a mão e pedir a benção era um item obrigatório.Pedir “por favor”, “obrigado”, etc etc era algo também obrigatório.Mais uma lição que aprendi foi que “ao semear o bem, voce também cultivará o bem” e desse jeito venho vivendo até os dias de hoje.
Não, não pretendo mudar minha personalidade, mas ás vezes chego a conclusão que nem sempre devo ser tão “bonzinho” como tenho sido nesses longos 38 anos.Sentimentalmente falando, é fato que não vale a pena ser assim e no aspecto pessoal, também tenho chegado a mesma conclusão.
Explico : ser “bonzinho” implica necessariamente em um elevado grau de sinceridade, honestidade e sobretudo, e infelizmente, uma ingenuidade que implica em certos dissabores.Mas ressalto que ser ingênuo não deveria transformar alguém num “otário”, mas por vezes é o que acaba acontecendo, pois você acredita no que te falam, no que te mostram e você toma isso como se fosse uma verdade absoluta.
O pior de tudo é que vejo e revejo em meu filho essas mesmas características e me sinto impotente para mudar o atual estado de coisas.Vai sofrer coitado...Mas ele, certamente, terá meu apoio.
O título desse post tem muito a ver com a troca das lentes do meu óculos.Quem sabe, agora, não vejo o mundo com outros olhos não é mesmo ? Sinceramente, eu duvido....

3 comentários:

Caesius Maximus disse...

Não é à toa que criaram a comunidade do Orkut direcionada para pessoas com esse problema. E te entendo perfeitamente, pois não é de hoje que venho tomando na cabeça por tentar seguir princípios que não foram repassados para todas as pessoas. Pessoas essas que geralmente são egoístas e aproveitadoras. Minha esperança é de que pelo menos 20 virgens estejam me esperando no Paraíso, quando eu morrer... hehehehe...

Dani disse...

Também tive uma educação que primava pela observância dos princípios, e faço questão absoluta de manter esses ensinamentos e passá-los adiante. Até aí concordo com você, assim como concordo também que viver honestamente nesse mundo não está fácil, não.
Mas não acho que para sermos bons precisamos ser excessivamente ingênuos. Acho que muito desse modo de pensar (que pessoas boas são mais ingênuas) provém do que vemos na TV: nas novelas, o vilões são mais safos, mais inteligentes, mais espertos, e os mocinhos não enxergam um palmo adiante do nariz.
Acredito que uma pessoa boa possa manter seus princípios sem deixar que outros lhe passem a perna. Uma pessoa "atilada" com a vida não precisa ser necessariamente maldosa. É possível, sim, sermos pessoas honestas, bacanas, sem nos deixarmos apanhar pelos vilões da vida real.

Um grande abraço e desculpe o tamanho do comentário... rs

Dani disse...

Sérgio!

Vim desejar uma ótima Páscoa para você, para aquela gurizada esperta e para toda a sua família!
Que o Coelhinho seja bem gordo para vocês!!! :-)

Abração.