sábado, 2 de dezembro de 2006

Leitura

Na minha infância lembro bem que minha mãe possuía uma “caderneta” na banca, onde tudo que era comprado era anotado na mesma e no final do mês meu pai quitava o saldo.Com isso e por algum tempo abasteci uma, duas , três gavetas de gibis preferencialmente os da Disney tais como Zé Carioca, Pato Donald, Mickey e algumas séries especiais ( sendo um volume bem grosso ) recheado de quadrinhos.Até que um dia, devido a secura da fonte, meu pai nos proibiu de realizar mais gastos na banca, além do necessário.Passado algum tempo, minhas leituras resumiram-se a coleção Vagalume onde tive a oportunidade de ler várias estórias de Marcos Rey, José de Alencar, Machado de Assis, etc.Adorava a coleção e acho que a partir daí é que comecei a ter gosto pela leitura.
Meu próximo passo foi me inteirar das aventuras de Hercule Poirot, através da escritora policial
Agatha Christie.Nao tenho idéia de quantos livros li da Agatha e por conta dela quase me tornei sócio do Círculo do Livro ( alguém lembra disso ? ).
Mas nessa mesma época criou-se um trauma em minha vida, pois foi exatamente um livro (
Fernão Capelo Gaivota, Richard Bach ) que me causou o único zero que tive em minha vida escolar.Mas não foi culpa do livro ou de qualquer complexidade da prova sobre o mesmo.A questão é que esqueci que tinha que ler o bendito livro e com isso cheguei no dia da prova simplesmente com as calças na mão.Ok, foi culpa minha mesmo, mas e daí ? Botei a culpa no livro mesmo, afinal alguém tem que ser responsável por isso e que não seja eu.
Apenas após algum tempo é que reiniciei o hábito de ler e preferencialmente autobiografias e/ou livros que abordassem fatos históricos-reais.Como exemplo poderia citar “
Carandiru ( Drausio Varela ), todos os livros pós-morte do Ayrton Senna ( inclusive o livro da Adriane Galisteu ), a biografia de Hillary Clinton, etc etc.Recentemente abri uma exceção ( sob influência da Pottermaníaca da Claudia ) e comecei a ler os livros da saga de Harry Potter e claro que adorei, sendo capaz de ler o “Enigma do Príncipe” em poucos dias.
Enrolei até agora porque queria falar um pouco sobre o livro do Bernardinho ( técnico campeão da seleção masculina de volley ).Excelente livro, permeado de estórias reais desde a época de jogador, passando pelo ínicio como técnico na Itália chegando finalmente ao sucesso alcançado nas seleções femininas e masculinas do Brasil.Claro que, como todo bom livro motivacional, você encontra diversas frases e citações visando o aprofundamento e enriquecimento enquanto profissional ou ser humano.Inclusive, descobri que temos a mesma paixão por biografias de personalidades históricas e notadamente ligadas ao esporte e/ou política.O livro intitulado “
Transformando suor em ouro” é algo que recomendo, pois é de fácil leitura, barato, pequeno e muito bem escrito.Sei que durante o tempo em que fiquei esperando meu querido irmão desembarcar de seu cruzeiro, devorei mais de 100 página e isso tudo em pé !
Bem, fica a dica da leitura.

3 comentários:

Jôka P. disse...

Nós aqui em casa também já tivemos a nossa fase "Circulo do Livro".
Eram uns livros de capa dura, bem bonitos, não é ?

Julio Cesar Corrêa disse...

Eu tb conheço o círculo. Comecei com os livros infantis. A Ilha do Tesouro foi o primeiro. Depois, fui para os policiais e, como no círculo, não havia muitas opções, na época, neste seguimento, acabei comprando por fora.
Valeu pela dica.
ótimo domingo
gd ab

Alexandre Carvalho disse...

Já estou com uns 20 livros na fila, esperando a leitura. O do Bernardinho fica para 2007, hehehe.