segunda-feira, 2 de outubro de 2006

Meu pai

Esse tempo todo de enfermidade do meu pai, eu procurei individualmente responder a cada e-mail, SMS, scraps, etc que fosse dirigido a mim querendo saber ou desejando votos de recuperação e posteriormente, com sua partida, de consolo, apoio e solidariedade.
Me senti na obrigação de responder pois a partir do momento em que tornei público o que estava acontecendo, inclusive solicitando a todos um pouco do seu tempo para orar, cada um a sua maneira e crença, em favor dele, seria o mínimo que poderia fazer em retribuição.E o fiz com uma alegria muito grande e imbuído de um sentimento muito limpo e bonito.
Mas aqui no blog eu não o fiz por razões que eu próprio desconheço e aproveitando que já estou num clima não muito legal resolvi escrever sobre o tema.Bem, meu pai nos deixou...Quando digo nos deixou é porque somos em três filhos, sendo eu o filho do meio ( ou seja, aquele que mais sofre ! ).Com 65 anos, ele nos deixa um legado precioso ainda mais nos dias de hoje.Esse legado não é financeiro, pelo contrário, e sim um legado de idéias, de atitudes, de modo de vida permeado de exemplos, alguns deles tendo por testemunha esse simples blogueiro.
Papai era portuário aposentado e em seus mais de 35 anos de trabalho no cais, que eu saiba, nunca se aproveitou de algum tipo de poder e/ou autoridade que lhe conferisse alguma vantagem pessoal.Lembro bem que um dia, ainda pequeno, ele me disse que preferia deitar sua cabeça no travesseiro e dormir com a consciência tranqüila do que se aproveitar de alguma determinada situação.Honestidade e ética foram itens-chaves que ele me passou no aspecto moral.
Durante o velório, muito concorrido diga-se de passagem, muitos vieram até mim e declararam que nunca o tinham visto triste, de cara amarrada, e pelo contrário, sempre era o centro da atenção, seja pelo carisma, alegria e atenção para com tudo e todos.Várias vezes eu já disse que algumas pessoas têm estrela, ou seja, é alguém que aonde adentrar atrairá várias outras pessoas ao seu redor.É como uma luz que entra num ambiente escuro e portanto atrae quem quer que seja.
Felizmente eu tive, em vida, a oportunidade de dizer ao meu pai tudo o que senti por ele, todo o amor que miseravelmente eu poderia dispor ao meu exemplo de vida.Ainda lembro o dia em que no leito da UTI, com ele consciente, olhando seus lindos olhos verdes ( que honrosamente os meus lembram um pouco ) eu lhe disse “Não esquece que eu te amo” e instantaneamente eu virei para o monitor cardíaco e seus batimentos chegaram a quase 150 por minuto.Foi um grande susto que agora revelo.
Em um dos e-mails que encaminhei a esse grupo de amigos, eu disse que papai nunca iria me perdoar se ficasse lamentando demasiadamente sua morte.Ás vezes é inevitável que com a saudade a tristeza me abata, mas nesse mesmo tempo eu lembro que, onde ele estiver, uma festa estará á sua volta comemorando sua chegada, portanto não posso ficar triste e desapontá-lo.Procurei em toda minha vida não machucar e/ou magoar aqueles que sinceramente amei e não seria agora que o faria, por isso mesmo é que continuo, mesmo com sua partida, a pensar se todos os meus atos se ele os aprovaria ou não.
Fico pensando agora para quem ligarei após cada jogo do Santos, pois era assunto obrigatório de nossas conversar e nem sempre nossas opiniões esportivas eram coincidentes.Fico imaginando agora quem será meu companheiro de cervejas e mais cervejas, quando conversávamos de tudo e de todos.Quem irá preparar o caranguejo delicioso, o pastel salgado, a pizza caseira e tantos outros pratos que tardiamente ele se mostrou tão competente.Saudades !!!
Essa última semana ele veio se despedir de mim.Eu estava deitado e ele sentou-se aos meus pés.Olhou em meus olhos e nada falou.Apenas debruçou-se sobre mim, segurou firme meu rosto e beijou-me na boca.Logo em seguida eu despertei e chorando, sem saber para quem falava e mesmo se falava, coloquei-me a chorar inerte na mesma posição em que sonhava.Na verdade ele nao beijou minha boca, mas sim meu coração que nem sempre tem sido bem cuidado por mim.
O intuito desse texto não é reverenciá-lo e nem tampouco santificá-lo, pois ele também possuía inúmeros defeitos.Minha intenção mesmo era agradecer primeiro a Deus por ter me colocado em família tão digna e especial.Agradecer a meu pai por tudo o que me ensinou e principalmente torcer para que eu consiga ser melhor pai do que meu próprio pai.Tenho certeza que ele vai ajudar-me, bem como a todos que me cercam.

6 comentários:

Anônimo disse...

Ele tá olhando por vc lá de cima, nós, seus amigos, olhamos por você daqui. Sinta-se querido, amado e protegido, viu? Beijos da sua amiga muito chata mas que te adora.

Jôka P. disse...

Sergio,
tive perdas de pessoas muito, mas muito importantes para mim.
Por duas vezes perdi pessoas que julguei serem as que mais amava na vida.
Depois que foram pro andar de cima, ainda continuo sentindo essas pessoas comigo.
As pessoas que nos amaram e que tiveram que partir antes de nós, permanecem conosco, durante essa jornada que é a vida.
Nos protegem.
Nos ajudam.
Nos dão coragem.
Nos lembram de certos ensinamentos.
Se tornam nossos anjos.
Não sou místico, Sergio, nem tenho religião nenhuma, mas acredite, o seu pai permanecerá a sua vida inteira com você.
Ele se tornou o seu anjo.
E protegerá você.
Assim como um dia, você fará o mesmo com alguém.
Um abraço do amigo
Jôka

Anônimo disse...

Desculpe a intromissão, pois é a primeira vez que entro neste espaço e já me deparo com um post tão forte, bonito e doce como o seu. Sabe, eu perdi 3 pessoas muito amadas de minha família em apenas 6 anos, com intervalo de 2 anos cada. Perdi 2 tios e por ultimo minha mãezinha. Vc deve ter sentido a sensação de que tiraram seu chão, de "o que será da minha vida agora?", e tantos outros sentimentos. Mas, por experiência própria, Sérgio o que posso lhe dizer é que essa dor vai passar e vai te restar as doces lembranças e uma imensaa saudade, que só tende a crescer. Hoje eu tenho certeza que Deus quer os bons ao ladinho D'Ele e por isso pessoas como seu pai e minha mãezinha partiram tão cedo. Deus queria mais flores em seu jardim.

Um forte abraço!
Rosalynn

Anônimo disse...

É o tipo de perda que todos sabemos que acontecerá um dia, mas sempre achamos que esse dia está longe. Quando ele chega, não tem muito a se fazer. Demorei pra escrever aqui porque não me sinto à vontade com essas coisas de perdas importantes, mas só o fato de você saber o valor do seu pai e perceber que não é o único que conhecia isso é motivo para manter a cabeça erguida e, apesar de todo o sofrimento, seguir adiante.

Abraço!

Dani disse...

Sérgio,

só hoje entrei aqui e soube o que se passou.
Os valores que seu pai deixou para você e para seus irmãos serão uma forma de se manter sempre presente na vida e no coração de vocês, através de atitudes e princípios.
É duro quando pessoas a quem amamos viajam antes de nós, mas esteja certo de que continuam sempre próximas, protegendo-nos e amando-nos, onde quer que estejam.

Um grande abraço para você.

Jôka P. disse...

Ta sumido, Sergio ...
Tá tudo bem com você?
Abç!
Jôka