terça-feira, 29 de novembro de 2005

Até onde nos leva a paixão

Existem diversas paixões : a paixão pelo time de futebol, a paixão por um hobby, a paixão por um homem/uma mulher e por aí vai.O que gostaria de refletir é o limite que essa paixão pode alcançar e os cuidados que devemos tomar para que ela não atinja o senso comum de observância pessoal.Ok, eu sei que falei difícil e de forma não muito clara.

Então vamos aos fatos :

Situação 1 : neste ultimo final de semana estive no jogo Santos x Botafogo ( placar de 2 a 1 para o time da Vila Belmiro ) e lá pude presenciar o sentimento raivoso de uma torcida apaixonada declarando amor e ódio ao mesmo tempo, pois num determinado momento bradavam palavras de ordem e num outro instante gritavam em plenos pulmões a vitória suada do seu time.Pasmem que no intervalo essa torcida, de forma inusitada, jogou ovos em direção aos jogadores que caminhavam para o túnel do vestiário principal.Dessa forma vem a pergunta : estariam eles certos em protestar contra a sua paixão ?

Situação 2 : neste mesmo final de semana fui correr a II Meia Maratona de Praia Grande ( litoral sul de São Paulo ).Para quem não sabe uma meia maratona possue a distancia de 21.096 m a ser percorrida e dessa vez foi feita sob um sol escaldante e um bom tempo de percurso com vento contra.Em diversos momentos fiquei pensando “Meu Deus, o que estou fazendo aqui sob essa “lua”, correndo ao lado desse bando de malucos ? “.Uma de minhas conclusões me levou a paixão também.Ela justificaria em parte essa loucura cometida pois o esporte te leva a isso, ou seja, em busca de um corpo saudável, de uma vida melhor e sobretudo pelo prazer de estar bem consigo mesmo.Mas será que isso justificaria todo o sacrifício que diversos atletas cometem durante a prática desportiva ?

Situação 3 : existe um blog interessante que fala muito sobre o tema sentimento, sendo volta e meia recorrente o assunto que estou tentando abordar.Mas dentro de um relacionamento, como diferenciar a paixão do amor.Seriam sentimentos iguais, mas de cargas emocionais distintas ? Alguns falam que muitas vezes a paixão acaba, mas o amor permanece, mas o ideal não seria quem ambos convivessem harmoniosamente durante o relacionamento ? Será que passados muitos anos, a paixão ainda pode perdurar a despeito da distância, das diferenças entre os amantes ? Qual será o limite benéfico/maléfico que podemos suportar quando estamos apaixonados, pois nem tudo são flores, afinal muitas vezes em nome dessa paixão cometemos erros grosseiros de opinião, de conduta, de suposição de conceitos e atitudes.

Mas de qualquer forma é sempre bom você estar apaixonado por alguma coisa ou por alguém, pois é isso que move nossos objetivos de vida acima de tudo sejam eles pessoais, financeiros ou sentimentais.

2 comentários:

Unknown disse...

Meus pitacos:
1) A paixão da torcida é pela instituição, o que é muito mais que o clube, a bandeira, e a sua prórpia história separadamente. A paixão não é pelos jogadores, salvo os ídolos que normalmente aparecem espaçados em gerações (e hoje em dia, um ídolo muda de time como quem - literalmente - muda de camisa). Daí, se um grupo de jogadores não respeita o emblema que leva no peito e não merece vestir o manto sagrado que deveria defender com toda alma e coração, ovo neles! Sem dúvida alguma!
2) Será que é só paixão? Acho que tem muito de auto-controle, auto-superação e principalmente, para muitos, de prazer na competitividade. A paixão - nesse exemplo e ao meu ver - é só um catalisador que faz explodir a vontade enorme de cruzar essa distância independente das condições climáticas ou geográficas...
3) Porque vc não disse a que blog se referia? Acho que sei qual é, mas posso estar errada. E sobre essa paixão, sinceramente, prefiro evocar a 5a. emenda: não falo nada que possa me comprometer e ser usado contra mim depois... =)
Beijo grande!

Anônimo disse...

O Amor x Ódio de uma torcida pelo seu time é algo realmente inesoplicável...já estive em alguns jogos e sinceramente não consegui entender muito bem,rs rs rs...ao mesmo tempo que gritam eufóricos o nome de um jogador, daqui a cinco minutos o xingam como se o odiássem há tempos...mas acredito que essa seja uma das grandes emoções de um jogador de futebol...agradar ou não a fanática torcida...e qdo não...é ovo na cabeça, mesmo...

Quanto a paixão pelo esporte e a tudo que se submetem os atletas, eu sinceramente admiro...sem excessos e para o culto à uma melhor qualidade de vida e para o seu bem...acho válido...

No que diz respeito a paixão caminhar ao lado com o amor, também acredito que teria de ser assim..não entendo pq as pessoas acham que a paixão tem que acabar ou pode durar até um certo momento...mas que com certeza um dia termina, algumas pessoas ainda falam que depois que a paixão acaba, outros sentimentos nascem em uma relação...o respeito, o carinho, a amizade...mas concordam que não foram esses sentimentos que uniram essas pessoas?!?!?!?
Portanto sou da opinião que as pessoas devem amar muuuuito, se apaixonar mais ainda e tentar sempre manter essa paixão acesa!

Bjs