terça-feira, 5 de agosto de 2008

Cansado de pequenas coisas

Parei um pouco de tentar cumprir todo o meu trabalho para desabafar minha contrariedade em relação a algumas coisas que aconteceram recentemente.Eu tenho por principio normalmente não discutir o preço sugerido por algum serviço contratado por mim.Se eu chamo um encanador e ele me apresenta um custo X, cabe a mim apenas decidir se pago ou não.Simplesmente isso ! Não vou ficar barganhando, fazendo jogo de palavras veladas do tipo “se você não aceitar minha proposta, vou procurar outro !” e coisas do tipo.Acho isso “pobre”, para não dizer outras coisas.Se algumas coisas na minha vida eu complico, algumas ( até para contrabalançar ) eu procuro simplificar ao máximo.
Sou da opinião que você, ao fazer isso, bota em dúvida o caráter profissional pois acredito que cada um sabe o seu real valor, a forma e a qualidade do seu serviço, etc.Nós, profissionais liberais, trabalhamos muitas vezes com a intelectualidade o que é difícil de ser medida em reais.Ao contrário de uma industria, que pode com uma precisão melhor definir preços de custo e daí pensar melhor no lucro desejado.
Por uma deficiência minha, detesto discutir valores, sejam decorrentes do meu trabalho ou do serviço alheio.Por isso é tão custoso e penoso participar de discussões com esse propósito, mas não tenho como escapar e me esforço para simplesmente levantar e “pedir para sair”.
Infelizmente dependo e defendo o meu sustento, mas há um limite para tudo.De concreto, o que precisaria era deixar de ser “trouxa” e me limitar ao que prevê meus contratos.Chega de ser o “bonzinho” e querer ajudar a tudo e a todos, pois no final ninguém, com raríssimas exceções, lembra disso.E não estou muito afim de dar lição de moral em ninguém, pois aí seria mais um serviço gratuito feito por mim e só quem trabalha de graça é relógio de corda.

Um comentário:

Anônimo disse...

Damu pa kmu to?.. Nano ni klase blog man?