terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Ensaio sobre a cegueira

Toda vez que ia na locadora consultava a disponibilidade daquele filme.Estava quase tentado a comprar o livro antes de assisti-lo, mas também não o fiz, pois tinha outras prioridades literárias, mas no ultimo final de semana, estava lá o título e me pus a vê-lo e não me arrependi.Estou falando de “Ensaio sobre a cegueira”, com a direção do brasileiro Fernando Meirelles e tendo no elenco a excelente Julianne Moore, Mark Ruffalo, Alice Braga, Garcia Bernal, entre outros.
“Ensaio sobre a cegueira” foi rodado na cidade de São Paulo sendo uma adaptação do livro homônimo do português José Saramago ( Nobel de Literatura em 1988), que por sua vez declarou que nunca tinha permitido uma adaptação de uma obra sua, mas quando o fez ficou plenamente satisfeito com a abordagem feita pelo diretor brasileiro.
O filme em si, reflete ou demonstra a vida que teríamos se nos fosse privada a visão e nesse contexto é bem chocante as cenas que o filme mostra ao longo de quase 120 minutos.Não há uma explicação ( e o filme nem se detém nisso ) cientifica da causa da epidemia, pois na verdade a pelicula explora os conflitos, as amarguras e todas as conseqüências internas de cada personagem.Como disse, o filme choca pois mostra, em certos momentos, personagens virando verdadeiros bichos, animais mesmo.
Interessante como a obra provoca uma reflexão em nossas consciências, imaginando como de verdade seria caso a estória tornasse realidade, mas principalmente nos vislumbra vários outros tipos de cegueira ( não apenas aquela física ) como a intelectual, a sentimental, comportamental, a sexual, a política como não e tantas outras.Em minha opinião, podemos sim sofrer de “cegueiras” diversas que nos impeça de abrir nossos horizontes, a pré-conceituar coisas que pouco ou não conhecemos, a enxergar verdades e/ou tipificar como ruins comportamentos, pessoas, etc.
Mas isso é algo bem particular, pois depende de como cada ser evolui e aprende, sobremaneira, com seus próprios erros.A vida nos ensina, mas cabe a nós o aprendizado.

3 comentários:

Anônimo disse...

Saramago já gosta mesmo de escrever sobre disastres naturais (ou não-naturais) e as consequencias que ele traz à sociedade como uma metáfora dos próprios defeitos da sociedade e do ser humano. "Jangada de Pedra" é outro livro dele que segue o mesmo caminho, igualmente interessante e reflexivo. Recomendo.

As Tertulías disse...

Adorei este blog... muitos tópicos, diverso... oba! Mais um espaco aonde esbaldar-me!!!!!

Anônimo disse...

"Ensaio" é muito bom, quando sai do cinema tive a incrível sensação do filme ter exposto ainda mais a humanidade e tudo através da analogia da cegueira. Trabalho de gênios.