quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Impunidade


Pimenta Neves, Ubiratan Guimarães, Thales Schoedl são alguns dos envolvidos em casos ainda impunes na justiça brasileira.
Pimenta Neves é acusado de matar a também jornalista Sandra Gomide em agosto de 2000 na cidade de Ibiúna ( 64 km a oeste de São Paulo ) com dois tiros.Processado e condenado a mais de 19 anos, Pimenta ainda continua em liberdade.
Ubiratan Guimarães foi o coronel que estava a frente da invasão da Casa de Detenção na cidade de São Paulo por ocasião do massacre de 111 presos em 1991.Na ocasião, partiu dele ( e de seus superiores ) a ordem para entrada na cadeia, sendo que muitos dos presos mortos foram executados, segundo depoimentos e provas obtidas na época.Foi um caso controverso, que antes mesmo de seu julgo final ( em um dos julgamentos, foi condenado a 632 anos de prisão), Deus levou o oficial da Polícia Militar.Seu assassinato, inclusive, ainda encontra-se no mais absoluto mistério, pois o assassino até o momento não foi descoberto, apesar das inventigações apontarem para a namorada, Carla Cepollina ( que aliás foi recentemente inocentada ).
Por fim, o promotor do estado de São Paulo, Thales Schoedl, em um briga na cidade de Bertioga em 2004, matou com dois tiros o estudante e jogador de basquete Diego Mondanez e feriu com outros quatro tiros o estudante Felipe Siqueira, que milagrosamente sobreviveu.Thales continua em liberdade e essa semana teve reestabelecida sua condição ( e também o foro privilegiado ) de promotor vitalício.Não é nem o caso de se julgar os motivos que o levaram a praticar tais crimes, se houve a legitima defesa, etc, mas sim o fato de o próprio STJ ter lhe dado novamente a condição e o cargo de promotor.
Sou leigo em direito e por tudo o que escrevi acima é que acho cada vez mais acertada minha decisão de, ao escolher minha futura profissão, não ter feito minha matrícula no curso de direito, mesmo com a aprovação conquistada.Acho que não conseguiria conviver com alguns dos absurdos, alguns deles previstos em lei, que são cometidos nos tribunais brasileiros em quaisquer das vertentes, sejam trabalhistas, cíveis, criminais, etc.
Mas isso não me tira a capacidade de revolta e indignação.A justiça como conhecemos é humana, mas há de se acreditar também na justiça divina.Vamos ver se esta também não é cega.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Tio Leto


Como se fosse hoje, lembro que quando tinha por volta de sete ou oito anos, fazia alguns desenhos e pedia para meu pai enviar pelo correio ao jornal da cidade.Passados alguns anos, comecei a escrever pequenos textos ou versos e refazia o mesmo pedido ao meu pai.Com o passar do tempo, comecei a escrever mais e melhor, principalmente sobre ajuda ao próximo, sobre as atividades que executávamos á frente do Clube de Castores.
Portanto toda segunda-feira para mim era marcado por uma espera interessante, pois era nesse dia que saia junto a esse jornal, um encarte infanto-juvenil idealizado pelo Sr.Hamleto Rosato chamado de “A Tribuninha”.E não era fácil ter o desenho selecionado ou mesmo algum texto publicado, afinal eram muitas as crianças que participavam e toda vez que era feita a seleção, com certeza, virava motivo de festa para a escola e principalmente para o autor.
Tio Leto, como era chamado carinhosamente, sempre recebia seus pequenos colaboradores em sua sala no prédio do Jornal A Tribuna, aqui na cidade de Santos.Lembro bem seu sorriso franco, sua voz grave e forte, mas nem por isso menos gentil.Alias pelo contrário, pois sua fala sempre foi recheada de estórias e principalmente por uma crença inimaginável na infância e juventude brasileira.
Espírita, era dotado de uma alma sem par.Não deixou filhos, mas para que filhos se deixou órfãos milhares e milhares de jovens e crianças ( hoje adultos ) por essa cidade afora ? Pois é, na madrugada desse domingo, Tio Leto nos deixou.Ele que há 77 anos trabalhava initerruptamente no jornal, resolveu agora editar novas páginas, agora no céu junto de Deus, nosso pai.
Aos 94 anos de idade, ao invés de um merecido descanso, resolveu olhar de lá de cima por nós seus ilustres fãs e admiradores.Um dia, quem sabe, não voltamos a nos encontrar e assim novas segundas-feiras virão.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Vota Brasil !


Domingão, mais um dia de eleições Brasil afora.Mais um dia para pensarmos bem em nossas escolhas para os próximos quatro anos.Não se esqueçam que vereador não cria empregos ( desculpe-me, cria sim, mas apenas para os parentes e apaniguados ), não constrói hospitais, etc, mas são sim nossos legítimos representantes no âmbito municipal.
A cada eleição confesso que é um exercício imenso lembrar em quem votamos da ultima vez.Dessa forma, me solidarizo com a imensa e esmagadora população brasileira que faz o mesmo ritual e consequentemente não cobra, não fiscaliza o que seu candidato fez, prometeu, etc.
Sinceramente, para mim o voto não deveria ser obrigatório.De qualquer forma eu sempre votaria, pois você ser cidadão por completo acarreta algumas responsabilidades e dentre elas citaria a participação política, pelo menos por intermédio do voto.Minha bandeira pela não obrigatoriedade deve-se ao fato que assim muitos votos de desferidos por pessoas que não querem mais ter essa participação citada acima, não seriam computados para candidato “A” ou candidato “B”.Teria mais motivos para citar, mas vou me limitar a esse mesmo.
Vote consciente ! Esse é meu desejo !

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Clube de Castores


Clube de Castores, por definição estatutária, é um clube de jovens ( filiado ao Lions Clube ) entre 12 a 27 anos que tem por objetivo ajudar a sociedade civil em todas as suas necessidades.É um movimento apolítico que, ao contrário das ONG, não subsiste por intermédio de verbas públicas ou privadas, sendo seu custeio a base da própria mensalidade de seus associados.
É um movimento juvenil criado em 15 de outubro de 1963 pelo então Professor José Gilberto Ribeiro Ratto, que percebendo a alienação dos jovens na época, resolveu promover gincanas em sua escola, que por sua vez evoluíram para o Castorismo.Vale ressaltar que foi o primeiro clube juvenil de serviço brasileiro !
Essa introdução, meramente histórica, apenas ( e sem propósito ) ofusca o verdadeiro brilho desse movimento.Passei mais de 7 anos como associado ativo e depois apenas o acompanhei, ora a distancia, ora me envolvendo mais pessoalmente em seus destinos.E é com muita dor no coração que vejo movimentos assim terem uma queda na sua atuação, principalmente pelo desinteresse dos jovens em praticar o voluntariado.
Sempre digo que esse movimento foi para mim uma verdadeira escola de vida, o qual me possibilitou ser uma pessoa mais humana, socialmente mais responsável e ao longo desses anos me permitiu formar uma rede de relacionamento muito grande brasil afora.
Para dizer a verdade, não tenho idéia de quantas pessoas visitam esse meu espaço, mas gostaria de fazer um convite para que visitem o site do movimento castorístico (
WWW.clubedecastores.org.br ) e se interessem em criar clubes em suas cidades.Com o apoio do Lions Clube local ( e claro estarei a total disposição ), acredito ser plenamente possível que possamos ajudar ainda mais nossos jovens.