quarta-feira, 23 de julho de 2008

Parabéns !!


Definitivamente eu fui uma criança feliz, aliás muito feliz.Por mais que minha memória me traia e quase não me recorde de alguns momentos, algumas viagens, toda vez que me deparo com algumas imagens, fotos, etc vem a minha mente e ao meu coração a certeza dessa felicidade.
E logo hoje, dia em que ele completaria 67 anos de idade, literalmente cai em minhas mãos uma caixa de surpresas, todas elas em formato de fotos antigas, e por isso mesmo muito especiais trazendo a tona essa certeza que me referi agora.A despeito de algumas pessoas dizerem que era uma criança marrenta ( que algumas vezes até batia a cabeça na parede quando não atendido ), olho essas fotos e em praticamente em todas mostro um sorriso largo, típico de uma criança de bem com a vida e com o mundo.
Mas o mais importante de tudo não foi essa constatação e sim o presente que me foi concedido, quando na verdade era eu que teria que dar o presente.É certo que procurei por quase 37 anos dar ao meu pai todas as alegrias que me eram possíveis em cada momento da minha vida.Certo também que procurei nesse tempo todo não lhe dar dissabores, decepções e pode ser que nem sempre fui bem sucedido, mas ainda bem que nada que não pudesse contornar.
Passados quase dois anos de sua ausência terrena, é nesse balanço de alegrias e tristezas que com ele continuo a viver.O que nunca mudou, e nunca mudará e sempre permanecerá será o amor que sinto por vocês, meu PAIS.Queria muito continuar a escrever, mas não dá mais...Talvez seja essa gripe que inunda meus olhos de lágrimas no momento...

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Eleições 2008


Andando hoje pelo centro da cidade de Santos, vi uma cena interessante.Por volta de uns vinte cabos eleitorais de um certo candidato a vereador , estavam numa esquina empunhando cartazes, placas e entregando “santinhos”.Logo em seguida, passam por mim duas peruas desse mesmo candidato, provavelmente para pegar esses cabos eleitorais e assim continuar a propaganda política.
A partir daí, me dei conta mesmo que o período eleitoral começou e que mais uma vez veremos nossas cidades emporcalhadas e por aí afora.Rapidamente fiz uma conta : acredito que um vereador receba por mês uns 7 mil reais.Isso multiplicado por 13 ou 14 salarios anuais, perfaz um total de quase 100 mil reais.Considerando que o mandato dura 4 anos, no final ganharão uma bolada de 400 mil reais.Segundo se comenta aqui na cidade, para você conseguir ser eleito, o custo de uma campanha gira em torno de 500 a 800 mil reais.Depois de todas essas contas e cálculos, qual conclusão podemos chegar ? Que esses candidatos na verdade são cidadãos abnegados e que se dispõe a diminuir seus padrões para trabalhar em favor da sociedade, simplesmente pelo prazer de servir ??? Sim, porque não existe financiamento publico de campanha...Ou o cara tira do próprio bolso ou recebe doações de terceiros, que por sua vez sabemos bem que serão cobradas mais tarde.A conta tem que fechar e alguém vai ter que pagar !
É muito dinheiro em jogo, muitos interesses e não dá para acreditar em bondade, em desprendimento pelas causas públicas.É uma pena...


domingo, 13 de julho de 2008

Tanta coisa e nada a escrever


Assunto não me falta.Poderia falar sobre futebol por exemplo, mas meu time está numa “draga” tão grande, que seria um assunto para mais de aborrecido ( pelo menos para mim ! ).Então pulemos o campo futebolístico e passemos para o campo sentimental, mas também acho que não deva ser um assunto assim tão interessante para todos os meus “milhares” de leitores.Na verdade, apenas uma meia dúzia se interessaria e sendo assim conversarei com os mesmo pessoalmente, a não ser que seja algum assunto que precise mesmo desabafar, o que muitas vezes fiz por aqui.
Se não irei, pelo menos dessa vez, falar sobre assuntos do coração, então poderia falar ( e muito ! ) sobre minhas férias.Sim, por incrível que pareça, estou de férias com meus filhos ou pelo menos eles acreditam que sim.Apesar que como diz minha filha do meio, “eu não trabalho, apenas ganho muito dinheiro”.É Mariana, bem que eu gostaria que isso fosse verdade....Já são quase 15 dias dedicados quase que exclusivamente a eles, mas isso já tiro de letra, pois já não é mais nenhuma novidade esse período de quase exclusividade paterna.Mas também irei deixar para uma próxima oportunidade...
Sendo assim, poderia escolher alguns dos temas que a mídia tem explorado bastante, como por exemplo, o prende-solta-prende-solta de banqueiros, os recentes atos de violência policial, etc mas também por razões óbvias não vou discorrer sobre esses temas tão chatos.
Bem, agora complicou, pois sobrou pouco ou quase nada a escrever.E nessa profusão de idéias e textos não aceitos, chego a conclusão que na verdade não queria nada mesmo escrever, pois de verdade me encontro triste e preocupado com algumas coisas que aconteceram nesses últimos dias.Aquilo que me atinge diretamente eu, certamente, vou conseguir superar numa boa, mas e o que não se encontra ao meu alcance ?? O que fazer ?? Não sei...no mínimo vou me colocar sempre no mesmo lugar, sempre na mesma posição, pronto para ajudar, pronto para ao seu chamado, fazer o que estiver ao meu alcance para todos juntos, superarmos mais essa prova que Deus colocou em nosso caminho.Conte comigo também !

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Mudança

Ao contrário do que diz meu signo ( Aquário ), mudanças, a princípio, nunca me agradaram muito e ainda mais literalmente falando sobre essa palavra.A perspectiva que algumas coisas se alterem na minha vida, seja ela pessoal ou sentimental, sempre foram difíceis de serem assimiladas, mas também é verdade que nunca me escondi ou refuguei diante de alguma situação.No máximo, protelo o quanto der, mas uma vez que decida sigo em frente ( ok, nem sempre ! ).O bom disso tudo é que apesar do impacto negativo inicial eu consigo sempre me adaptar e tenho certeza que dessa vez não será diferente.
O jeito agora é procurar com calma e com o tempo que me foi concedido para que novamente possa encontrar o lugar ideal, ou que chegue perto do que considero como ideal.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

3 em 1


Quanto tempo...

Já faz tempo ! Em novembro de 2005 criei esse espaço depois de ter excluído meu antigo blog.Rapidamente, me pus a ler alguns dos posts que publiquei ao longo desse tempo e confesso que me espantei com algumas confissões, alguns atos ( desnecessários até ! ) e por toda a exposição que me permiti, mas realmente não me arrependo de nada.Se escrevi e coloquei na internet é porque quis, ao menos para desabafar por algo ou para alguém que merecia saber o que estava se passando comigo.E assim vai continuar sendo...


Meus direitos...

Para mim é sempre muito importante defender os meus direitos, principalmente os que envolvam consumo ou direitos ligados a cidadania.Nao me considero o mais honesto dos homens, mas também não sou nenhum Naji Nahas, Pitta, Daniel Dantas da vida e isso só para citar o escândalo mais recente de nossa pátria.Recentemente escrevi sobre o fato de ter avisado o Extra sobre diferenças de preço nos sites de busca de um produto que estava interessado, quando poderia ter exercido o direito de comprá-lo pelo menor preço, a despeito da confusão e do preço menor anunciado.E nesses dias tive uma pequena divergência com um dos bancos oficiais, pois o mesmo não queria aceitar como comprovação de renda minha declaração de IRRF pessoa física, exigindo também uma declaração do contador da empresa.Não aceitei, expus meus argumentos e para isso perdi muito tempo e para mim tempo é dinheiro atualmente.Fiz valer meus argumentos e o banco resolveu aceitá-los, re-estabelecendo meus limites.No momento não importa que os mesmos ainda não se enquadrem na minha renda atual, mas o simples fato de ter defendido meu ponto de vista já é de grande valia para mim e quem me conhece sabe a importância que isso tem para mim.

Felipe...

Hoje é um dia muito importante para mim.Exatos 16 anos tive a certeza da continuidade do meu sangue, a certeza também que minha obra continuaria de alguma forma.Nesse exato dia 09 de julho, recebi a notícia que nascia meu primeiro filho.Sangue do meu sangue...Alma e coração ! Li que para você saber o que é ser filho, você precisa primeiro saber ser pai.Pois a paternidade me proporcionou isso.Sem dúvida, ao aprender e viver essa condição de pai, pude ainda mais agradecer e reconhecer o trabalho e a luta dos meus pais.Parabéns Fê ! Você é orgulho e motivo para a felicidade desse velho aqui !

terça-feira, 8 de julho de 2008

João + João = Garrincha


Diz a lenda que o genial jogador Garrincha nunca lembrava o nome do seu marcador, apenas o chamava de “João” e os convidava para dançar para cá ou para lá.Até hoje, Garrincha deve estar dando seus dribles no céu, talvez até pegando São João para bailar, etc.
Quis fazer essa introdução ao ver e rever a dor vivida pelo pai do pequeno João Roberto morto aos 3 anos por policiais militares no bairro da Tijuca-RJ.O carro onde a criança estava foi metralhado por policiais que o confundiram com outro carro roubado há pouco tempo e nele ainda estavam sua mãe e um bebê de apenas 8 meses.Num post antigo eu comentei que deveria ser terminantemente proibido um pai/mãe enterrar seus filhos, pois isso não segue a ordem natural da vida que seria, na minha opinião, exatamente o contrário, ou seja, os filhos é que deveriam sempre enterrar seus pais.
Coincidentemente, algum tempo atrás foi a vida do pequeno João Hélio que foi ceifada em mais um ato de violência na cidade do Rio de Janeiro.Recordando : a criança ficou presa pelo lado de fora no cinto de segurança do carro e o mesmo, em poder de bandidos, circulou por vários quilômetros o que ocasionou essa morte trágica, apesar que por si só o falecimento de um anjo desses já é uma tragédia.
E mais um “João” se foi...Não vou discutir e discorrer sobre o tema violência, especialmente na cidade do Rio de Janeiro, pois o Rio em nada difere de outras tantas cidades brasileiras.O que talvez seja o diferencial é o destaque dado pela mídia, mas não se pode negar que muito do que acontece por lá é fruto de incompetência e mal gerenciamento de políticas publicas que já vem de longa data.
Bem, são mais dois “joãos” no céu.E Garrincha ao vê-los, com razão imaginará que são mais duas vítimas da sua genialidade chegando em seu campo particular.Mas acredito que, ao menos dessa vez, o grande jogador desistirá do show, lançará a bola na direção das pequenas crianças e dirá : “venham crianças ! venham driblar esse velho “João” aqui.O show agora é de vocês !”

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Hollywood



Todos ficaram sabendo da libertação pelo exército colombiano da senadora Ingrid Bettancourt, cujo seqüestro pelas FARC já durava longos seis anos.A senadora, na época, vivia em plena campanha eleitoral, e foi retirada do convívio social juntamente com sua assessora Clara Rojas, o qual foi solta ainda esse ano.
Segundo as informações veiculadas no noticiário em todo mundo, foi uma operação de inteligência do exército, que infiltrou agentes na guerrilha ludibriando-os e ao mesmo tempo fazendo que todos os 15 reféns, incluindo 3 norte-americanos, fossem resgatados são e salvos sob o pretexto de serem levados para o sul da Colômbia afim de se encontrar com a liderança das FARC, ou seja, foram feitos de otário.
Fiquei logo imaginando o belo filme que Hollywood poderia fazer com esse enredo e até sua sinopse :

“Senadora sul-americana é seqüestrada e vive um calvário em poder de perigosos narcotraficantes.Seis anos depois é libertada em uma operação de inteligência impondo duro golpe na guerrilha e por fim vivendo feliz na França, sua terra natal.Presidentes de todos os países se confraternizam nos EUA e assessor brasileiro defende a atuação da guerrilha colombiana, qualificando-a como legítima”

E não foi só isso que pensei.Imaginei os atores e atrizes desse filme : Angelina Jolie (“senadora”), Coronel Diaz (“Sylvester Stalonne”), General Perez (“Arnold Schwarzenegger”), Pres.Uribe (“Tom Cruise”),Agente CIA Smith (“Bruce Willis”), Pres.George W.Bush (“Harrison Ford”), guerrilheiro morto sem falar nada (“Rodrigo Santoro”), guerrilheira brasileira capturada (“Alice Braga”),agente CIA Bruce (“Richard Gere”), líder guerrilheiro(“Brad Pitt”),lider guerrilheiro (“Clive Owen”),Pres.Hugo Chavez (“Hugo Chavez”),Nicholas Sarzoky (“Gerard Depardieu”),Carla Bruni(“Carla Bruni”), Barack Obama (“Will Smith”), Michelle Obama (“Juliana Paes”),Pres.Lula (“Bussunda”), Marisa (“Ana Maria Braga”),Marco Aurelio Garcia (“Carlos Vereza") e por aí vai.E finalmente na direção nada menos, nada mais do que Steve Spielberg ou então Oliver Stone ( afinal guerra é com ele mesmo ! )
Vejam que seria um elenco admirável, mas recentemente li que tudo pode ter sido uma encenação, uma farsa, pois o resgate teria sido apenas um acordo envolvendo os governos franceses e colombianos com a guerrilha envolvendo alguns milhões de dólares.Com isso, já pensei em alterar todo meu elenco estrelar, mantendo apenas Rodrigo Santoro ( já que se é para não falar nada, ninguém melhor do que ele ) e nossa estrela em ascensão, Alice Braga.E para substituir alguns atores convocaria Leslie Nielsen, Lindsay Lohan, Steve Carrel, Dwayne Johnson (“The Rock”), Jim Carrey, Owen Wilson, Ben Stiller, Charlie Sheen, Cameron Diaz, Drake & Josh, Miley Cyrus ( para ter um apelo juvenil ), Adam Sandler e muitos outros comediantes que me foge á memória agora.Na direção proponho Michael Moore para desmascarar tudo e todos ou então Mel Brooks porque afinal teria que ser um filme um pouco pastelão, haja visto a enganação e o sensacionalismo que foi feito com a versão épica que foi noticiada.
Sendo assim prefiro acreditar que nada foi inventado ou romanceado e que logo logo Hollywood nos traga a tela a versão heróica.E fica aqui a minha sugestão ! Alguém poderia me ajudar ?