segunda-feira, 30 de abril de 2007

Audaciosamente indo aonde ninguém jamais esteve

A revista Veja dessa semana traz uma matéria interessante sobre a descoberta de mais um planeta, o GL 581c, mas diferentemente dos demais 200 recém descobertos, este possuiria condições de ser habitado pela raça humana.Do signo de aquário e como tal super interessado nesses assuntos, me pus a ler a matéria do príncipo ao fim, e logo veio a minha mente várias perguntas que no final da contas resumem-se em apenas uma, existe vida inteligente além-Terra ?

Eu, baseado apenas em minha intuição e portanto sem qualquer embasamento científico, acredito que exista vida inteligente por aí.Sempre adorei filmes e seriados de ficção científica e nem tanto por isso, mas por acreditar mesmo, é que acredito existir outros seres além de nós, ditos seres humanos.A grande pergunta que fica é porque, sendo seres inteligentes, até o momento não nos procuraram ? Alguns podem defender a tese que ainda somos uma raça pouco evoluída e portanto ainda não digna desse aparecimento.Sinceramente eu não sei explicar, mas a impressão real que tenho é que não estamos sós nesse universo.

E lá se vai mais uma noite....

Fato que virou rotina esses últimos tempos, mais uma vez, insone, sento a frente de uma tela de computador na esperança que venha o bendito sono ou que minha alma e coração se esvaia por entre o teclado.Mais um pouco vou aceitar aquela receita de Dormonid meu irmão !

O que gostaria de escrever hoje é sobre dúvidas, dívidas, certezas, insucessos e tristeza.Dívidas existem para serem quitadas e muitas fazemos porque, segundo a visão de alguns, sem as mesmas não conseguimos almejar e conquistar bens materiais.Claramente estou me referindo a dívidas monetárias, mas também existem as dívidas de origem moral.Exemplo são favores prestados, ajudas, auxílios que muitas vezes nos impinge uma certa dose de retribuição.Acho que mais importante sempre é reconhecer a mesma e na medida do possível procurar saldá-la ou mesmo justificar o porque de demorarmos tanto a saldá-la.Ao credor resta a espera e ao devedor sobra o encargo, a culpa.Só que muitas vezes credor não procura retorno.A quem imagina estar eu mandando recado, esqueça, pois não estou, apenas nesse momento exponho minhas idéias.

As dúvidas aparecem a todo instante em nossas vidas.Quem já não passou por diversas situações de decisão, onde várias dúvidas atrapalhavam uma conclusão mais acertada ? Na opção de qual faculdade cursar vários estudantes ficam nessa indecisão sobre o qual profissão abraçar.Ao decidirmos uma situação profissional, aparecem diversas delas na busca de uma melhor posição.E em nossas vidas particulares, especialmente sentimentais, elas ( dúvidas ) também estão e estarão sempre lá.A certeza de algo inexiste em questões subjetivas e sempre será assim. A quem imagina estar eu mandando recado, esqueça.

A certeza da felicidade não é certeza e sim uma busca eterna.A felicidade não cai dos céus e sim uma luta constante que devemos travar na tentativa de vivermos melhor.Felicidade não se traduz e nem é causa de fartura financeira.Dizer que dinheiro traz felicidade é mentira, mas é óbvio que compra muita coisa que pode ajudar, mas não é tudo não.Outro dia escrevi que dinheiro não atura desaforo e infelizmente o que vejo é ele ( dinheiro ) ser muito maltratado.Essas últimas semanas aprendi na marra que consigo viver com pouco, sem esbanjamento, sem luxo e ainda sim viver bem.Mas não me conformo que não haja cooperação. A quem imagina estar eu mandando recado, é verdade, estou mesmo mandando recado e para mim mesmo.

Quem em sã consciência imagina um dia casar ou mesmo constituir um lar e não ter certeza que será feliz e para sempre ? Claro que sim, pois principalmente em questões sentimentais ninguém suporta infelicidade por muito tempo.Só no ano de 2005 foram registrados mais de 100 mil separações legais ( exclui assim as ainda não oficiais ), portanto imagina-se que esses mesmos casais resolveram ( mesmo tendo certeza que estariam unidos até que a morte os separasse ), tentar novamente um novo relacionamento.O que pretendo dizer é que o insucesso faz parte de nossas vidas e com ele devemos conviver, mas não puramente aceitá-lo.Para isso e por isso Deus sempre coloca em nossa frente outras “portas” as quais, segundo nosso livre arbítrio, procurar entrar na melhor que nos convier e do mesmo jeito sair por essa mesma porta quando não nos satisfazer mais.Mandei recado ??? Não, mais uma vez não.Apenas reforço conceitos que tenho dentro de mim, apesar de várias vezes não praticá-los ( esses e tantos outros ).

Por fim, a tristeza.É claro que se estivesse feliz não estaria aqui escrevendo algo tão melancólico, então dessa forma não me restou outra alternativa a não ser colocar para fora um pouco do que estou sentindo e pensando ( aliás esse blog foi feito para isso mesmo não é ? ).Triste estou porque sinto falta de muitas coisas que para mim são essenciais e para piorar coisas que não dependem mais de mim.Para compensar, resta-me o trabalho, a esperança, a luta diária contra meus fantasmas e a certeza de até agora ter sido sempre abençoado por Deus.Claramente é isso que me dá forças para não desistir de tudo aquilo que briguei e procurei até hoje que é ser FELIZ !

sábado, 28 de abril de 2007

Alô Saúde

Durante algum tempo fiquei pensando sobre o que escreveria nesse final de noite, após passar um dia de certa forma agradável, ainda que a madrugada não tenha trago boas lembranças culminando com mais uma crise de insônia, eis que surgiu uma motivação após rudemente cancelar um pedido via internet feito a uma drogaria de Santos.
Bem, primeiro preciso fundamentar o que vou narrar e depois expor minha opinião.Necessitando comprar alguns remédios, entrei no site e sem grandes problemas realizei um pedido muito simples com a entrega programada para no máximo 2 horas.Passado o tempo solicitado, resolvi ligar para a central de atendimento ao consumidor afim de saber o que teria acontecido com meu pedido, mas já antevendo o que poderia ter acontecido.De atendente a atendente, finalmente passaram-me para a central de operações que discretamente tentou fazer meu pedido novamente o que acarretaria mais um período de 2 horas para a entrega.Conclusao : o primeiro pedido simplesmente desapareceu do sistema, quase por que encanto e de forma bem sutil tentaram manter a venda.Ao perceber a pobre estratégia, cancelei a solicitação alegando que não ficaria a mercê de mais uma entrega, apesar que dormir não tem sido muito o meu forte.
O que gostaria de salientar é a responsabilidade das empresas ditas .com com seus clientes.Ao montar um negócio, seja ele virtual ou não, é de suma importância que haja “recursos” para que sejam minimizados todos e quaisquer obstáculos que possam influenciar diretamente na empresa, especialmente na área de vendas.Cabe lembrar que, por sorte, não necessitava imediatamente da medicação, mas e se precisasse e contasse com a mesma ? Falhas acontecem, eu sei, mas infelizmente não é a primeira vez que acontece comigo e com a mesma drogaria.
Isso me faz lembrar que algumas empresas tão receosas da informática, cultuem e mantenham registros manuais de sua operação por não confiar em sistemas e usuários.Até que ponto podemos discordar ??

Eu te amo, Sérgio !

(pausa para uma respiração profunda)


Dificilmente vocês verão por aqui, frases famosas, citações celebres e coisas do tipo.Minha memória pouco prodigiosa ( ou seletiva como alguns insistem em dizer ! ) não me permite e nem tampouco faço questão, de guardar essas coisas, apesar de admirar e muito quem os faz e consegue.Uma de minhas frustrações de adolescente era não saber de cor o “Soneto da Felicidade” de Vinícius de Moraes, tão na boca de meus colegas de escola.Depois burro velho, mesmo gostando muito de Oswaldo Montenegro, frustava-me não saber versos da música “Metade”.
Não podendo contar com a memória e carente de um maior preparo intelectual, me propus desde o início desse blog ( e do meu antigo ) a comentar sobre fatos que aconteciam no mundo ( dentro de minha ótica, é claro ! ) e sobretudo falar de emoções e sentimentos que julgasse digno de compartilhar na net.Claro, tem coisas íntimas ( decepções, acontecimentos, etc ) que nunca expoerei aqui, mas acho que algumas passagens até posso ter a ousadia de comentar, por achar que alguém, em algum lugar do planeta, possa ter passado ou então ainda passar por isso.
Agora passam-se das 5 da manha e nesse momento trabalhadores devem estar acordando para enfrentar mais um dia de trabalho.Boêmios devem estar retornando para seus lares (??) ou então pedindo a saideira para aquele garçom já cansado, doido para reencontrar a família que sofre por não ter alguém mais tão presente.E ainda tem aqueles, como eu, que acordam no meio da madrugada, e sem nada o que melhor a fazer escrevem, escrevem ou simplesmente navegam pela Web ( o que em última análise não é o meu caso ).
Perdi o sono...nao vem ao caso agora declinar o porque ( se é que existe um motivo ), mas não tenho mais paciência para isso.Meu sono era algo meio que sagrado, quando deitava dormia de uma forma tão reconfortante, reparadora que nem me importava se no dia seguinte acordaria cedo ou não.O fato é que acordava e muito bem disposto ! Lembro-me de várias vezes acordar muito cedo a fim de chegar à praia antes de todos os surfistas ( isso na época que pegava onda com meu longboard ) e o fazia tão bem....Disciplina era uma palavra chave para mim.Hoje ela faz parte de um passado que por vezes procuro me lembrar afim de inspirar uma retomada.Mas preciso de ajuda, primeiramente de mim mesmo e consequentemente daqueles que verdadeiramente me amam.


( mais uma pausa para respiração )


Fazia algum tempo que não via o dia raiar.O momento e principalmente o fato de fazê-lo sozinho não me alegra, pelo contrário, mas ao mesmo tempo é bonito de se ver mais um dia se iniciar.
Engraçado que inicialmente era minha intenção falar de amor nesse post e acabei enveredando por outros assuntos.Acho que vai ficar para um próximo texto, da mesma forma que tenho adiado tantos e tantos assuntos.

sexta-feira, 27 de abril de 2007

Marley & Eu

O cão é o melhor amigo do homem.Essa afirmação não pode ser mais verdadeira e hoje cada vez mais acredito nela.O cão sempre lhe é fiel, mesmo que em algum momento você tenha sido obrigado a castigá-lo.Ele não vê isso como algo digno de vingança e no segundo seguinte, lá está ele pronto a demonstrar seu carinho e fidelidade.E ele o faz nunca pensando num retorno, pois isso não é da personalidade canina e sim da humana.
Para o cão não lhe diz absolutamente nada seu sexo, sua crença, sua cor, se você é rico ou pobre.Quantas vezes vemos nas ruas de nossas cidades carinheiros ( ou puxadores de carroça ) andando com seus cães SRD ( Sem Raça Definida ) lado a lado sem necessidade alguma de corrente que o prenda.E ele o segue fielmente, cuidando do pobre infeliz mesmo que este esteja dormindo ao relento.Isso tudo porque ele é fiel ao seu dono, sempre !
Minha última leitura foi "Marley & Eu, a vida e o amor ao lado do pior cão do mundo".Resisti durante muito tempo a iniciar leitura desse livro, pensando que seria mais um livro bobo de se ler, mas me enganei profundamente.Para quem não sabe ( e devem ser poucos ainda que não ouviram nada a respeito do livro ), o livro conta a estória de um casal que resolve adotar um filhote macho de labrador como um laboratório para os filhos que pretendiam ter em seu lar.Ao contar o desenlace de toda a vida em conjunto com o cão, o autor vai expondo suas idéias a respeito de todas essas características que expus ao iniciar esse texto, culminando com um final previsível, mas triste.
Ao terminar o livro em tempo recorde ( só lembro de ter lido mais rápido Harry Potter e o Enigma do Príncipe ), já me imaginei dono de um labrador antevendo e esperando dele tantas coisas que tenho buscado ( e em vão ) em minha vida.No mínimo, seria uma companhia para os muitos momentos em que me sinto ( e de fato ) verdadeiramente só ou decepcionado.
Confesso que adorei o livro, pois amo cães especialmente da raça labrador, golden retriever, cocker spaniel e por aí vai, mas amei ainda mais por reforçar minha crença que eles ( cães ) são e sempre serão os melhores amigos de nós, ditos seres humanos.Recomendo a leitura para aqueles que desejarem apenas divertir-se com uma linguagem fácil, uma estória simples mas também tocante do amor de um cão.

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Orkut

Dezembro do ano passado mandei um e-mail para todos os meus amigos do Orkut anunciando que em breve excluiria minha conta.Confesso que, logo após, me arrependi o que me levou a continuar por mais algum tempo.Mas dessa vez resolvi encerrar minha participação, sem fazer muito questão de olhar para trás.
É verdade que durante algum tempo pousei o mouse sobre o botão de exclusão, meio que perguntando para mim mesmo se seria isso mesmo o melhor, se estava seguro dessa decisão.Aliás, acho que várias vezes me deparei com esse mesmo botão, sendo que algumas eu cliquei e em outras eu simplesmente voltei atrás.Sempre disse que nunca me arrependia do que faço e sim do que não faço e mais uma vez acreditando nisso finalmente mandei para o espaço 355 amigos ( reais ou virtuais ).
Os motivos que me levaram a tomar tal decisão ? Puramente pessoal e possivelmente, se me dispusesse a explicá-los aqui, ninguém ( nem mesmo eu ) sairia convencido de que foi uma boa decisão.A princípio quero aproveitar melhor o tempo que ficava visitando ( ou seria fuçando ) o Orkut ( e já foi mais tempo no passado ).Quero me dedicar mais e melhor aos meus projetos profissionais e pessoais e para isso estou tentando afastar ou diminuir ao máximo coisas que me desvirtuem desse caminho.Não sou mais um menino e portanto também não tenho mais como ficar jogando tempo fora.
Espero que esses amigos “excluídos” entendam bem essa minha decisão.O Orkut me proporcionou reencontros memoráveis e obviamente também alguns dissabores, mas não posso deixar de lembrar que ele ( Orkut ) colocou dentro do meu coração alguém
muito especial.

Casa Nova

Enquanto todos dormem o sono dos “justos”, resolvi me distrair um pouco com o layout do meu blog.Já algum tempo tava meio enjoado do layout anterior e radicalmente resolvi mudá-lo.Bem, não foi tão radical assim, pois na verdade só tive que aceitar a migração para alguns dos modelos já existentes do próprio blogger.
Após a migração, comecei a lamentar a perda de vários códigos que tinha dentro do layout anterior, como os links, selos, referências e etc, mas fuçando um pouco descobri que o próprio blogger oferece recursos iguais ao que tinha anteriormente e no final deu tudo certo.Está do jeito que queria, inclusive com um novo sistema de aferição de freqüência.
Bem, era isso.Espero que gostem e agora sim vou tentar dormir mais uma vez.Que Deus esteja sempre com todos vocês.

Insônia



Preciso dizer mais alguma coisa ???? Acho que não...

segunda-feira, 23 de abril de 2007

Você Aprende....

Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma

E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança.
E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas.
E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.
E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.
Depois de um tempo você aprende que o Sol queima se ficar exposto por muito tempo.
E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam...
E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.
Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.
Descobre que se levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-las, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida.
Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias.
E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida.
E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.
Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.
Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos.
Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos.
Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser.
Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que se quer ser, e que o tempo é curto.
Aprende que não importa aonde já chegou, mas onde está indo, e se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve.
Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.
Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências.
Aprende que paciência requer muita prática.
Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.
Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou.
Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha.
Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel.
Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo.
Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte.
Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.
Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais.
Que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!

"Nossas dádivas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar."

Willian Shakespeare

domingo, 22 de abril de 2007

Reflexões de um domingo - parte 2

Não existe uma verdade absoluta do mesmo jeito que dizem que a unanimidade é burra.Praticamente todas as decisões que tomamos na vida são permeadas de, ao menos, uma dose de dúvida de um efetivo sucesso.Aliás, muito da “graça” da vida se define por aí, pois caso tivéssemos certeza de tudo na vida, não teríamos chances de aprender com nossos erros, sabedouros que seríamos do futuro que a vida nos apresenta.
Certeza mesmo temos da morte.Essa é uma verdade inexorável da vida, da qual não temos como fugir, mas no máximo retardar ao máximo sua chegada tentando viver com o máximo de qualidade de vida, poupando seu corpo, alimentando o espírito e assim viver cada vez mais e melhor.
Interessante notar e saber que pagamos com nosso corpo e sobretudo com nossa vida todos os passos, certos ou errados, que tomamos ao longo de nossa existência, por isso mesmo é super importante sabermos dosar e meditar bem sobre tudo.Engraçado dizer que, apesar de escrever, não sigo muito do que exponho nesse blog.Consciente que sou, mas irresponsável ao ponto de não seguir a verdade de minha consciência, muitas vezes não pratico os meus escritos.Pena descobrir isso após meus atos, o que me leva a pagar um preço alto.Não escrevo nesse momento num ato de arrependimento, mas sim como motivo de desabafo para mim mesmo.

Reflexões de um domingo - parte 1

Dentre tantas verdades com as quais você se depara na vida, duas são excelentes para ilustrar o que vou dizer.Primeiro que dinheiro não engole desaforo e a segunda é que o tempo não volta.
Algumas vezes na minha vida cheguei a “rasgar” dinheiro.Claro que não no sentido literal pois inclusive incorreria em crime federal, mas usando sim uma imagem mais metafórica, já cheguei a gastar mais do que deveria e certamente em coisas nem tão necessárias na época.Hoje não vou dizer que me controlo mais, pois até devido a certas particularidades não consegui ainda encontrar um equilíbrio financeiro ( alias urgente é necessária a aprovação de uma lei de responsabilidade fiscal para pessoas separadas, ou seja, não se gasta mais do que se recebe ! ), mas é fato que penso um pouco mais antes de fazer alguma aquisição ou gasto.Mas possuo um defeito que é de “compensar” eventuais frustações ou momentos tristes no meu pobre ( ou pobre seria eu ? ) cartão de crédito.Dentre meus planejamentos para 2007 ( alguns até publiquei no blog ), encontra-se esse equilíbrio, mais estou vendo que vai virar meta para 2008 mesmo.
O segundo pensamento versa sobre o tempo.O tempo não volta, não necessariamente, nos remete a um momento de saudade e claramente não é o caso e motivação desse post.Nem se configura aqui uma espécie de momento de arrependimento por algo que tenha ( ou não tenha ) feito nesses últimos dias, mas sim é perfeitamente cabível numa reflexão de “quando tempo perdemos em brigas, discussões, silêncios, desentendimentos” quando na verdade mais importante seria a busca pela paz, pelo interior das pessoas e por conseguinte, pela obtenção da felicidade.Quantos filhos ( dentre os quais me incluo ) não devem no futuro lamentar a ausência forçada de seus pais e quando tentam recuperar o tempo perdido, enxergam que é tarde demais ? Quantos amantes, ao fazer um balanço de suas relações, não descobrem que poderiam ter vivido mais e melhor ?
Não estou aqui defendendo que não se deva discutir os problemas, mas veementemente defendo sim a repulsa ao silêncio, a acomodação, a espera e sobretudo a falta de diálogo.Deixar pequenas e/ou grandes feridas para trás só eleva o grau de infecção do paciente e com isso a morte do mesmo.Porque então não tratar, ao invés do abandono ?

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Educação no Brasil

Já tem algum tempo que andando de carro eu, ao invés de colocar algum CD ou sintonizar alguma rádio FM, tenho escutado notícias da rádio Bandeirantes FM.Ao viajar então acontece uma overdose, pois logo pela manhã cedo inicia o “pulo do gato”, depois emendo com o “jornal da manhã” e por aí vai.Durante o almoço inicia-se a parte de esportes e á tarde são vários outros programas, até um de cunho jurídico.Numa madrugada dessas até uma entrevista com o cantor da Jovem Guarda ( cujo nome esqueci ), eu tive o prazer de escutar.
Pois bem, muitas vezes tenho, ao escutar essas programações, vem logo a idéia de algum tema digno de um post, mas o tempo passa, o momento esfria e logo cai no esquecimento.Por isso mesmo, quis rapidamente ( e aproveitando o tema do post anterior ) escrever sobre Educação.
O que de fato acontece com a Educação no Brasil ? Qual será a origem do problema educacional ? Devemos fortalecer o ensino fundamental, inclusive tivemos recentemente o aumento de mais um ano nesse ciclo e isso vai adiantar algo ? O ensino médio ( e também o profissionalizante ) deve ser apoiado com mais verbas e dedicação ? Ou devemos sim qualificar melhor nossas universidades de modo a formamos cada vez mais e melhor ?
Na minha opinião todas essas medidas são válidas e determinar qual a prioritária é no mínimo difícil, quando não impossível.E ainda acrescento mais um dado : segundo a revista Veja dessa semana, as crianças que freqüentam as escolas ditas de educação infantil, são mais privilegiadas nos aspectos de estudo, aprendizado e de convivência em grupo.No programa da tarde de hoje na rádio, um jovem, ao ser perguntado sobre a dificuldade de se aprender com um número exagerado de alunos em classe, respondeu que , de verdade, não existe esse exagero pois são muitos os alunos, que mesmo matriculados, não freqüentam as aulas ou desistem pela iminente desaprovação final.
Seguir exemplos dos tigres asiáticos que, mexendo na base, fortaleceram seus sistemas educacionais a principio parece-me ser a melhor solução, mas são resultados a médio e longo prazo e estamos muito atrás para poder esperar tanto assim.Infelizmente, devido a corrupção, de cada 10 reais investido na educação, imagino que apenas 6 ou 7 reais de fato cheguem ao seu destino.Enquanto isso, nossas crianças cada vez mais ficam despreparadas em comparação as demais crianças do mundo e com isso somos nós, pais brasileiros e o próprio país é que perde....Mais uma vez !!!

quarta-feira, 18 de abril de 2007

10 anos

O Blog completa 10 anos.Não, não o meu blog, mas sim o conceito “blog”.Importante para muitos como uma ferramenta profissional, para mim o blog sempre foi (desde o primeiro que tive ) uma espécie de diário, ou então mesmo uma forma de expressar meus sentimentos ao mesmo tempo que treino nossa língua pátria.Um texto interessante encontra-se em http://br.tecnologia.yahoo.com/article/070417/48/1i6k8.html
E voltando aos temas de conteúdo interior queria expressar meu inconformismo ( e bem acentuado no dia de hoje ) diante de certas situações que nos deparamos no dias atuais.Educação, por exemplo.Como o povo anda mal educado, sem um pingo de “semancol”...Claro que não quero generalizar, afinal não sei nem dizer se estou me referindo a uma maioria ou minoria, mas o que vemos nas ruas, nas salas de espera, etc são mostras inequívocas de falta de respeito, de desprezo pela vida, de descaso de uma maneira geral.No trânsito ( e falo especificamente tomando como exemplo o Rio de Janeiro ), o que se vê é uma busca sem limites, uma falta de respeito as leis e a ordem.Se você anda de uma forma mais conservadora, já chega um outro veículo colando na sua traseira.Semáforos não podem ( e nem devem por motivo de segurança ) ser respeitados e muitas outras coisas.Repito : peguei o Rio como exemplo, mas em outras cidades o mesmo acontece.
Nas salas de espera é médico chegando atrasado, é paciente competindo com paciente, é jovem tomando lugar de idosos nas poucas acomodações disponíveis e muitas vezes para uma consulta que demora poucos minutos.Esses dias estive num pronto socorro com queixa de dores nas costas.Atendido que fui por uma médica ( clínico geral ), ao relatar minha queixa, a mesma recomendou que procurasse um ortopedista, sem ao menos me examinar.E se na verdade tiver algo nos rins ? não seria o caso de solicitar um exame de urina, um ultrassom, etc etc ? Conclusão : continua com a dor, não sei como resolver, estou deixando de fazer as coisas que gosto e com isso tudo fico irritado.
Para finalizar, eu nunca fui bom em provérbios, ditados, etc.Volta e meia lembro de algum ou pelo seu início ou pelo seu final, mas nunca lembro tudo.Então, apesar de saber o que quero dizer, fui obrigado a consultar o Google e daí posso colocar três frases/provébios/ditados para ilustrar a mensagem final que quero transmitir.


“É dando que se recebe” ( São Francisco de Assis )
“Aqui se faz, aqui se paga” ( Ditado popular )
“Toda ação corresponde a uma reação de mesma intensidade e sentidos opostos” ( 3º Lei de Newton )

Eu acredito que ao fazermos alguma coisa devemos sempre pensar em suas conseqüências, imaginando se gostaríamos que os outros fizessem o mesmo por nós.Também é salutar pensar se o que fazemos ( ou não fazemos ) possue correspondência antagônica.O que quero dizer é que se o que fazemos tem sido o suficiente para sermos merecedores das graças diárias, seja no aspecto saúde, felicidade, amor, alegria ou paz.Não me refiro apenas a valores materiais, mas também a valores nem tanto valorizados como o emocionais e/ou afetivos.As perguntas que cabem nessa hora são do tipo : “Tenho feito tudo o que eu posso por mim e por aqueles que amo ?”, “Dou mais do que recebo ? Se sim, acredito que seja o certo ?”, “O que recebo é o suficiente para minha existência?, Se não, consigo conviver com isso ?”, “Meus exemplos, minhas atitudes merecem retorno de igual ou maior relevância ? Ou o que vale é apenas a consciência tranqüila de fazer o que é possível ?”. Sim, ás vezes, são perguntas que ao acaso, surgem na minha vida e com certeza não obtive resposta alguma para nenhuma delas.No máximo, o que me ocorre é esse súbito surto de irritação, inconformismo de ter a certeza de, ao fazer coisas certas ou erradas, não vislumbrar uma resposta completa.Eu adoro jogar tênis...Durante certo tempo pratiquei com certa freqüência, mas de verdade gosto mesmo de jogar frescobol !

sábado, 14 de abril de 2007

Nunca desista dos seus sonhos....

Não, não escreverei mais um de meus textos de cunho interior.O título desse post faz menção a mais um blog que tenho a satisfação de anunciar a todos os meus amigos.Aliás, satisfação dupla, pois além de ser escrito por meu irmão mais velho, este espaço tem sido brindado com ótimos textos ( excetos aqueles que me remetem a minha infância ) e que vale a pena serem lidos.O endereço é http://www.sidneyrequejo.blogspot.com
Lembro-me que um dia comentei que estava escrevendo um blog e por algum tempo tentei explicar do que se tratava.Mas recentemente, ele veio me perguntar como era o processo de criação e daí surgiu mais esse espaço.

Aliando uma vasta experiência humanística ( fruto de sua profissão na área médica ) com uma incrível sensibilidade, além de um português quase impecável, recomendo a visita a este novo espaço na blogsfera.
Vamos lá dar uma força para o rapaz !! Ele merece...